Mais previsões: Meteorologia em Lisboa

MENU

YANOMAMI: LULA exonera coordenadores de saúde indígena após tragédia

 YANOMAMI: LULA exonera coordenadores de saúde indígena após tragédia
#Compartilhe

O Ministério da Saúde declarou na última sexta-feira (20) emergência de saúde pública em razão da grave situação do povo Yanomami

Cadastrado por
Eduarda Melo 

Nesta segunda-feira (23) o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) exonerou 10 coordenadores de saúde indígena do Ministério da Saúde por conta da crise humanitária do povo Yanomami.

As exonerações foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU).

Os servidores foram destituídos dos cargos nos estados do Amazonas, Mato Grosso, Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Maranhão e Roraima, região visitada por Lula no último sábado.

CRISE SANITÁRIA NA SAÚDE YANOMAMI

O Ministério da Saúde declarou na última sexta-feira (20) emergência de saúde pública em razão da grave situação do povo Yanomami.

Segundo a pasta, mais de 500 crianças Yanomami morreram por desnutrição.

Devido a crise do garimpo ilegal na região, muitos indígenas do povo Yanomami morreram de desnutrição, diarreia e pneumonia.

O Ministério da Saúde disse através de nota, que desde o último dia 16 “equipes da pasta se depararam com idosos em estado grave de saúde, com desnutrição grave, além de muitos casos de malária, Infecção Respiratória Aguda (IRA) e outros agravos”

O presidente Lula afirmou que o abandono dos Yanomami na região é “um crime premeditado”

MAIS MÉDICOS

No último domingo (22) o Ministério da Saúde anunciou que por conta da crise sanitária do povo Yanomami a pasta avalia acelerar um edital do Programa Mais Médicos.

O objetivo é recrutar profissionais formandos tanto no Brasil como no exterior para atuar nos Distritos Sanitários Indígenas (Dsei).

Relacionados