Mais previsões: Meteorologia em Lisboa

MENU

Vencer no 1° turno para ‘dar lição de moral’, diz Lula a comunicadores

 Vencer no 1° turno para ‘dar lição de moral’, diz Lula a comunicadores
#Compartilhe
O ex-presidente Luiz Inácio Lula na Silva (PT) afirmou nesta terça-feira (13) que é preciso vencer as eleições no primeiro turno para “dar uma lição de moral” em quem não acredita na democracia. Em sua avaliação, é preciso redobrar a comunicação da campanha e convencer os eleitores mais pelo “coração” do que pela razão.
“Eu briguei muito para que o Brasil tivesse segundo turno, mas se eu pudesse ganhar todas no primeiro turno, a gente teria ganho. A gente tem que ganhar no primeiro turno para dar uma lição de moral nessa gente que não acredita na democracia, não acredita no ser humano, nessa gente que não gosta de sindicalista, que não gosta de negro, que não gosta de mulher, que não gosta de solidariedade, sabe? Que não sabe estender a mão para o próximo de forma fraterna”, disse o candidato durante reunião virtual com comunicadores dos partidos que o apoiam e de movimentos sociais.

 

Participaram do encontro mais de 7.800 comunicadores dos dez partidos que formam a chapa de lula e de movimentos sociais e sindicais que o apoiam. A reunião foi organizada pelo prefeito de Araraquara, São Paulo, e coordenador da Comunicação da campanha, Edinho Silva (PT). Também participou o deputado federal André Janones (Avante-MG), que se tornou conselheiro de Lula sobre a atuação nas redes sociais.
Aumentar compartilhamento e convencer pelo “coração”
O ex-presidente, durante a reunião, alinhou a estratégia que os comunicadores devem usar na reta final para o pleito de outubro. Uma das medidas é aumentar o compartilhamento de gravações de artistas e outras personalidades em apoio a Lula que circulem nas redes. Lula citou como exemplo vídeo gravado pelo ex-jogador Raí, que declarou voto no petista e incentivou o “voto útil” já no primeiro turno.
Outro objetivo citado pelo ex-presidente é incentivar os brasileiros a votar. “Sempre tivemos no Brasil um percentual de eleitores que não votam. Ou seja, tem gente que espera chegar o dia das eleições e logo cedinho, ou na véspera, pega o carro dele e vai para a praia, vai para o interior, ele não quer votar”, disse Lula. “É importante que a gente também tivesse uma mensagem para essas pessoas, porque a pessoa que não vota, depois a pessoa perde um pouco da autoridade de cobrar de quem foi eleito”, completou.
O petista também criticou o uso de robôs nas redes para alavancar conteúdos, muito presente na campanha de Jair Bolsonaro (PL), e avaliou que as mensagens devem usar mais a emoção do que a razão agora. “O ser humano é 80% emoção e apenas 20% razão. Muitas vezes nós ficamos tentando convencer as pessoas pela razão, e às vezes as pessoas são convencidas pelo coração. Nós temos que falar fundo na alma das pessoas os problemas que elas estão vivendo. Fazer uma comunicação mais leve, uma coisa que fale diretamente à mulher, diretamente ao homem”, disse.

Relacionados