Unidades Básicas de Saúde terão reforço de 57 mil equipes A meta é zerar a fila de espera no atendimento em 3,8 mil municípios

Início da vacinação contra covid-19 em pessoas acima de 90 anos na UBS Santo Amaro.
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on google
Share on twitter

As unidades básicas de saúde vão ganhar o reforço de 57 mil novas equipes. A meta do Ministério da Saúde é zerar a fila de espera no atendimento em pelo menos 3.800  municípios.

Início da vacinação contra covid-19 em pessoas acima de 90 anos na UBS Santo Amaro.

As equipes vão atender a quase 34 milhões de brasileiros na rede pública. Esse reforço no Sistema Único de Saúde (SUS) vai custar cerca de R$ 1 bilhão e 600 milhões.

As unidades básicas são a porta de entrada do usuário no SUS, onde começa o cuidado com a saúde da população, que vai da prevenção à redução de doenças.

Esses profissionais de saúde vão trabalhar nos programas Mais Médicos e Saúde da Família e em equipes de assistência odontológica, atenção primária, consultórios de rua e agentes comunitários.

Além disso, o Ministério da Saúde vai credenciar 47 equipes para atender populações ribeirinhas.

Assim que o programa de reforço for implementado, estados e municípios terão 90 dias para credenciar as equipes. Já os gestores locais do SUS terão 40 dias para fazer os pedidos de envio desses profissionais.

TELEFONE

(87) 9667-7054

[email protected]

Av. Antônio Pedro da Silva, 917 – Centro, Ouricuri – PE, 56200-000