Mais previsões: Meteorologia em Lisboa

MENU

Tripulante filipino de navio isolado no Porto do Recife morre de Covid-19

 Tripulante filipino de navio isolado no Porto do Recife morre de Covid-19
#Compartilhe

Por G1 PE

Um dos tripulantes filipinos de um navio cargueiro que está em isolamento no Porto do Recife faleceu devido à Covid-19 na noite do domingo (18) (veja vídeo acima). Outros oito tripulantes também foram diagnosticados com a doença. Dois deles contraíram a variante delta da infecção e foram internados.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), o homem de origem filipina tinha 50 anos e estava internado em um hospital particular na capital pernambucana desde o dia 1° de julho.

Na quarta-feira (14), o governo do estado havia confirmado os primeiros dois casos da variante delta do vírus em solo pernambucano. O homem que morreu, no entanto, não havia testado positivo para a variante, segundo a secretaria. Dos 19 tripulantes do navio Shoveler, de Chipre, nove foram diagnosticados com Covid-19.

“Ele não tinha tido as condições necessárias para fazer o sequenciamento genético, que é o que determina qual é a variante. Tudo indica, pelos contatos que ele tinha e por fazer parte da tripulação que se tratava de um caso da variante delta. Ele está sendo tratado dessa forma com todos os cuidados necessários, inclusive em relação ao corpo”, afirmou o secretário estadual de Saúde André Longo.

Uma pessoa da equipe de saúde que prestou assistência aos pacientes da embarcação foi infectada com a Covid-19. “Ainda não há confirmação para a variante delta. Estamos fazendo o sequenciamento genético e essa pessoa está sendo cuidada, junto de seus familiares, para que não haja uma expansão a partir desses casos dos filipinos para o restante da população”, declarou o secretário.

O navio cargueiro Shoveler, de bandeira do Chipre, veio da Europa com uma carga de malte e tinha como destino o Porto de Paranaguá, no Paraná. Em 30 de junho, após os tripulantes apresentarem sintomas da Covid-19, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou que o navio ficasse isolado no Porto do Recife.

Posteriormente, foi confirmado que nove dos 19 tripulantes da embarcação testaram positivo para Covid-19. Segundo a SES, todos os tripulantes do cargueiro estão sendo monitorados de maneira periódica.

Na quinta-feira (15) e na sexta-feira (16), além do homem que faleceu, outros três tripulantes ainda apresentavam quadro positivo para o novo coronavírus, sendo dois com a variante delta, internados em leito de enfermaria, e um que permanece em isolamento no navio.

Os outros 15 tripulantes, incluindo cinco que haviam testado positivo, permanecem na embarcação e estão com o resultado da sorologia negativo.

Após a confirmação da presença da variante indiana da Covid-19 no estado, o governo solicitou ao Ministério da Saúde o envio para Pernambuco de 420 mil doses extras de vacinas contra a Covid-19 e 840 mil testes de antígeno para “conter a transmissão da variante no território pernambucano”.

Covid-19 em Pernambuco

No domingo (18), Pernambuco confirmou 638 novos casos da Covid-19 e 21 mortes provocadas pela doença. Com o acréscimo, o estado passou a totalizar 579.086 infectados pelo novo coronavírus e 18.325 mortes devido à infecção. Os números são contabilizados desde março de 2020, no início da pandemia.

Vídeos de PE mais vi

Relacionados