Mais previsões: Meteorologia em Lisboa

MENU

Transmissão de cargo encerra gestão do PSB e abre as portas para a 1ª governadora de PE

 Transmissão de cargo encerra gestão do PSB e abre as portas para a 1ª governadora de PE
#Compartilhe

Em um dia histórico para Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB) foi empossada a primeira governadora do estado, neste domingo. Após cerimônia de posse na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), a governadora se dirigiu ao Palácio do Campo das Princesas, onde foi assinado termo de transmissão de posse com o, agora, ex-governador Paulo Câmara (PSB). O ato simboliza o encerramento de um ciclo de 16 anos ininterruptos do PSB no comando do estado. Ainda no Palácio, a tucana também discursou para um público que lotou a área externa da sede do governo pernambucano.

Respeitando rito tradicional entre gestões, Paulo Câmara transmitiu o cargo de chefe do Executivo Estadual durante a assinatura do termo de transmissão de posse, na Sala das Bandeiras; o documento também foi assinado por Raquel e Priscila Krause. A expectativa era de que a ocasião ocorresse na parte externa do Palácio, mas, de acordo com fonte próxima à governadora, Paulo Câmara temia receber vaias do público. O momento ocorreu minutos depois de uma conversa reservada entre Raquel Lyra e Câmara, no Palácio. Ao final do rito, a tucana acompanhou o socialista até seu carro, oficializando a despedida de Paulo Câmara do comando do governo do estado. Com isso, são encerrados 16 anos ininterruptos do PSB à frente do Executivo estadual.

Em seguida, por volta das 17h50, a governadora Raquel Lyra subiu ao púpito montado na área externa do Palácio das Princesas, onde discursou para um público que lotou o espaço. Suas primeiras palavras enquanto governadora de Pernambuco foram direcionadas às mulheres pernambucanas. “Me direciono àquelas que se sentem invisíveis porque governo nenhum chega nelas”, disse prometendo comprometimento com as pautas voltadas ao público feminino, como o Programa Mães de Pernambuco. “Estaremos alertas, vigiliantes e determinadas a defender nossa terra seja qual for o desafio”, continuou Raquel também mencionando sua companheira de gestão, Priscila Krause.

Combate ao desemprego e a pobreza, melhorias no acesso à água,segurança pública e saúde também foram outras promessas apresentadas pela tucana, que mencionou a construção de um governo comprometida com a construção de “políticas públicas eficientes”, que, de acordo com a nova governadora partirá de um diálogo horizontal.  “Não iremos governar de cima pra baixo com a força da caneta, coerção e nem do medo”, prometeu.

Mencionando o presidente Lula, que também tomou posse neste 1º de janeiro, em Brasília, a governadora tucana parabenizou o petista e garantiu que trabalhará para que o governo federal  esteja atento às necessidades de Pernambuco.  “Torço para  que Lula não falte ao nosso estado e trabalharei para que isso não aconteça”.

Relacionados