Mais previsões: Meteorologia em Lisboa

MENU

SP espera para esta semana aval da Anvisa para testar vacina chinesa, diz Doria

 SP espera para esta semana aval da Anvisa para testar vacina chinesa, diz Doria
#Compartilhe
Por Eduardo Simões

SÃO PAULO (Reuters) – O governo do Estado de São Paulo espera para esta semana a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para que o Instituto Butantan inicie os testes clínicos com uma potencial vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela empresa chinesa Sinovac, disse nesta segunda-feira o governador João Doria (PSDB).

Segundo ele, o Butantan já cadastrou os 9 mil voluntários que participarão do estudo e aguarda apenas o aval da agência reguladora para iniciar os testes.

“Estamos aguardando para esta semana a aprovação final da Anvisa para que o Instituto Butantan inicie os testes clínicos, a terceira fase, da CoronaVac, da vacina do Instituto Butantan com a Sinovac, o laboratório chinês com o qual temos acordo. São 9 mil voluntários já cadastrados e nós estamos apenas aguardando a autorização da Anvisa”, disse Doria em entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista.

“Tenho certeza que a Anvisa o fará esta semana”, acrescentou o governador.

No dia 11 de junho Doria anunciou a parceria do Butantan com a Sinovac que pode levar, caso a vacina chinesa se mostre eficaz contra a Covid-19, à produção local pelo Butantan. [nL1N2DO197]

No sábado, o Ministério da Saúde anunciou uma parceria para produção local da potencial vacina contra a doença respiratória causada pelo coronavírus desenvolvida pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, em parceria com a farmacêutica AstraZeneca. [nL1N2E403T]

Essa vacina é apontada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como a que está em estágio mais avançado. Ela já está sendo testada no Brasil em estudo liderado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Doria parabenizou o governo federal pelo acordo anunciado no fim de semana e afirmou que não existe uma disputa sobre qual vacina se provará eficaz primeiro.

“Quanto mais vacinas testadas e aprovadas, melhor. Teremos maior produção, maior capacidade de atendimento à população brasileira e com mais velocidade. Nós não estamos em uma competição para ver quem faz primeiro a vacina, nós estamos em uma competição pela vida”, disse.

Na entrevista, o governador também disse que, a partir de quarta-feira, estabelecimentos comerciais que permitirem a presença de pessoas sem máscaras de proteção serão multados, assim como pessoas que estiverem em espaços públicos sem o equipamento de proteção individual.

“Estabelecimentos comerciais de qualquer tamanho que a partir do dia 1º de julho no Estado de São Paulo que forem flagrados pela vigilância sanitária com a presença de pessoas sem a utilização de máscaras serão multados em 5 mil reais por pessoas e por vez”, disse Doria.

“Também, o governo do Estado de São Paulo, com o apoio das prefeituras municipais, estabelece uma multa para pessoas físicas flagradas sem máscaras em espaços públicos. A multa é de 500 reais”, afirmou.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, São Paulo tem 275.145 casos confirmados de Covid-19, com 14.398 mortos pela doença.

(Edição de Pedro Fonseca)

Relacionados