Serviço do Castramóvel começará em Petrolina no próximo mês

22875f11-b371-40a5-96bf-d62c5e0a0b92-696x464
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on google
Share on twitter

Acompanhe essa e outras notícias que foram ao ar no Tribuna Livre 1ª Edição desta terça 27\04\21:

A Prefeitura de Petrolina dará início ao funcionamento do Castramóvel – veículo que tem estrutura para castração e procedimentos cirúrgicos mais simples em animais de pequeno porte – a partir de maio deste ano. a unidade já está passando pelos últimos ajustes para que possa começar a realizar os atendimentos coordenados pela Agência Municipal de Vigilância Sanitária (AMVS).

O Castramóvel é equipado com autoclave, geladeira para vacinas, kits de cirurgia, cilindro de oxigênio e aparelho de anestesia inalatória. Cerca de 50 atendimentos devem ser realizados por semana.

Nesse primeiro momento serão assistidos os animais de rua, que vão ser resgatados de pontos estratégicos da cidade por equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). O pós-operatório dos bichos deve acontecer no CCZ, depois eles ficarão disponíveis para adoção ou vão ser devolvidos aos locais onde foram resgatados.

Para o coordenador do Centro, Kahel Neves, o equipamento só irá trazer benefícios para a sociedade. “O Castramóvel veio em um ótimo momento, vai aumentar a capacidade da instituição em realizar o controle das doenças zoonóticas em Petrolina. Serão castrados aqueles animais que podem ser domesticados, mas que vivem nas ruas. O objetivo é amenizar os problemas que podem ser gerados para a saúde humana“, explica Neves.

Foto: Alexandre Justino/PMP divulgação

Conquista

O equipamento é uma importante conquista para o município. Dois médicos veterinários devem atuar no Castramóvel para realizar os procedimentos. Os profissionais vão passar por treinamento para que estejam aptos a realizarem as atividades da melhor forma. “Neste primeiro momento, os animais serão castrados dentro do próprio CCZ, por conta da pandemia, e assim evitar aglomerações. Depois vai ser realizada a castração dos animais de pessoas que vivem em situação de extrema pobreza. Essa atividade está sendo feita em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos para que a gente tenha o cadastro dessas pessoas, e assim possa realizar os procedimentos o mais breve possível“, completa o diretor-presidente da AMVS, Marcelo Gama.

TELEFONES

(87) 3873 1857

(87) 3873 1366

[email protected]

BR 316, KM 21,7 – S/N, Vila Conceição — Araripina – PE