Mais previsões: Meteorologia em Lisboa

MENU

Semana começa com expectativa por novos nomes para ministério de Lula Presidente eleito anunciou os primeiros cinco ministros do futuro governo na sexta-feira (09) e prometeu novos nomes após a diplomação

 Semana começa com expectativa por novos nomes para ministério de Lula Presidente eleito anunciou os primeiros cinco ministros do futuro governo na sexta-feira (09) e prometeu novos nomes após a diplomação
#Compartilhe

presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passou o fim de semana em Brasília e promete anunciar ainda nesta semana novos nomes para compor o ministério do futuro governo. Nesta segunda-feira (12), o Tribunal Superior Eleitoral realiza a cerimônia de diplomação de Lula e Geraldo Alckmin. O evento marca o fim do processo eleitoral e permite que ambos tomem posse no Congresso Nacional.

Na semana passada, o presidente eleito prometeu anunciar novos nomes para a Esplanada dos Ministérios após o recebimento do diploma eleitoral. Na sexta-feira (09), os primeiros cinco integrantes foram reveladosFernando Haddad, vai para o Ministério da Fazenda, Flávio Dino para Justiça e Segurança Pública, Rui Costa para a Casa Civil, José Múcio Monteiro vai comandar a Defesa e Mauro Vieira será o novo Ministro das Relações Exteriores.

A menos de vinte dias para o início do terceiro mandato à frente do Palácio do Planalto, o presidente eleito negocia com partidos aliados a composição da equipe do novo governo. A promessa é que nomes de mulheres e negros estejam contemplados nas indicações da semana.

Em entrevista na sexta, Lula disse: “Vocês devem estar pensando: ‘presidente Lula, não tem mulheres, não tem negros’. Vai chegar uma hora que vocês vão ver mais mulheres aqui do que homens e vocês vão ver a participação de companheiros afrodescendentes aqui em pé, como estão hoje os companheiros”.

A definição da equipe econômica, com a recriação dos ministérios do Planejamento e da Indústria e Comércio, é esperada pelo mercado financeiro, que ainda avalia com pé atrás o nome de Haddad na Fazenda. O futuro ministro também deve anunciar os nomes para compor a equipe que vai o auxiliar no trabalho de condução da economia.

Lula já avisou que vai ouvir Geraldo Alckmin e Haddad para fechar a composição do restante dos ministérios da área econômica.

As definições para o ministério do Meio Ambiente, Educação e Cultura também são esperadas com ansiedade.

Na sexta-feira (09), a cantora Margareth Menezes confirmou o convite para assumir a pasta da Cultura, que será recriada. Ela ainda não disse se aceitou a nomeação.

Os acordos entre partidos que integraram a coligação que elegeu Lula e a chegada de novos partidos no segundo turno, que querem indicar nomes para o governo, ainda são foco de tensão e dependem de negociação com o presidente eleito.

O Partido dos Trabalhadores prometeu entregar, no início desta semana, uma lista de nomes da legenda para ocupar ministérios. Caberá ao presidente Lula a definição, segundo a presidente da legenda, Gleisi Hoffmann.

Relacionados