Secretário do Trabalho de PE pede agilidade ao governo federal na liberação de recursos para socorrer autônomos e micro

albereslopesconferencia
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on google
Share on twitter

Vice-presidente do Fórum Nacional de Secretarias Estaduais do Trabalho (Fonset) e representante do Nordeste, o secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco, Alberes Lopes, solicitou ontem (31/03) mais celeridade do governo federal na liberação de recursos para socorrer os profissionais autônomos e micro e pequenos empreendedores neste período de quarentena e combate ao novo coronavírus (Covid-19). Ele falou sobre o assunto em teleconferência com representantes do Ministério da Economia e secretários do trabalho de outros estados do Brasil e mencionou as particularidades de Pernambuco. Somente no Estado, existe cerca de 1,8 milhão de trabalhadores informais, de acordo com a Pnad Contínua do quarto trimestre de 2019.

É importante acelerar todos as etapas para que os autônomos possam receber, o mais breve possível,  o valor de R$ 600 (o Auxílio Emergencial). Isso se torna cada vez mais urgente, porque já estamos na segunda semana de quarentena. É a União que detém recursos para atuar em momentos como este, justamente porque temos uma partilha desigual e o Pacto Federativo até hoje não foi aprovado, mesmo tendo sido uma reivindicação frequente desde 2014“, disse Alberes Lopes.

Segundo o secretário pernambucano, as Agências do Trabalho também entraram na pauta da reunião do Fonset. Ele falou sobre a importância de o governo federal liberar os devidos recursos para ajudar a manter as Agências do Trabalho em todas as unidades da federação, mas ainda não recebeu um aval positivo, bem como os outros secretários estaduais que atuam na mesma área.

TELEFONES

(87) 3873 1857

(87) 3873 1366

[email protected]

BR 316, KM 21,7 – S/N, Vila Conceição — Araripina – PE