Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de PE fala ao Tribuna Livre sobre a Caravana da Invovação

WhatsApp Image 2021-11-08 at 16.43.37
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on google
Share on twitter

Secti promove Caranava da Inovação no Araripe

A Caravana da Inovação fez sua segunda parada na última segunda-feira (08/11), na Escola Técnica Estadual Pedro Muniz Falcão, em Araripina, distante 690 quilômetros do Recife. A região do Araripe em Pernambuco é a maior produtora de gesso do Brasil, responsável por mais de 90% da produção nacional, possuindo as maiores reservas de gipsita (minério utilizado para fabricação do gesso) do país, a maior parte concentrada no dinâmico Polo Gesseiro do Araripe, abrangendo os municípios de Trindade, Araripina, Bodocó, Ipubi e Ouricuri.

A região é um celeiro de oportunidades para desenvolver projetos de sustentabilidade, usando novas tecnologia e inovação para amenizar os impactos ambientais desse processo extrativista. A Caravana da Inovação, uma iniciativa da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), tem como objetivo mobilizar sociedade, empresas e instituições do Sertão do Araripe para debater a construção de uma nova polítca de CT&I, que esteja alinhada às necessidades do setor econômico da região, e possibilite melhorias no setor de pesquisa e desenvolvimento do Polo Gesseiro.

Só para ter uma ideia, existem cerca de 40 minas de gipsita instaladas na região. Essa atividade produtiva também conta com aproximadamente 180 empresas calcinadoras, responsáveis pelo processo térmico de transformação da gipsita em pó de gesso.

O Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de PE, Lucas Ramos esteve na Rádio Grande Serra FM 90,9, acompanhado do ex-prefeito Lula Sampaio e sua filha, a vereadora Camila Sampaio, durante sua passagem para a caravana e concedeu entrevistas ao Programa Tribuna Livre 2ª Edição, ouça na íntegra:

TELEFONES

(87) 3873 1857

(87) 9 9642-7899

[email protected]

BR 316, KM 21,7 – S/N, Vila Conceição — Araripina – PE