Mais previsões: Meteorologia em Lisboa

MENU

Saúde aposta em estratégias para aumentar vacinação e reduzir filas do SUS

 Saúde aposta em estratégias para aumentar vacinação e reduzir filas do SUS
#Compartilhe
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, e o ministro da Casa Civil, Rui Costa, discutiram, nesta quarta-feira (25), sobre estratégias para retomar o Programa Nacional para Redução de Filas e aumentar a intensidade de execução do Plano Nacional de Imunização (PNI). A expectativa é de que com a participação dos Estados e municípios, as filas para exames, marcação de cirurgias e adesão à imunização sejam extintas.
Na continuidade dos planos da Saúde — dentro dos objetivos para serem entregues nos 100 primeiros dias de governo —, Trindade se reunirá nesta quinta-feira (26), no Palácio do Planalto, com os representantes dos estados e municípios para tratar do tema. Na sexta-feira (27), o encontro será com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva — para levar as propostas discutidas.
A cúpula do governo quer retomar as relações com as outras esferas do poder para acelerar as campanhas federais. “A pedido do presidente Lula, o foco é reduzir as filas de espera por exames e cirurgias em todo o país e fortalecer o Programa Nacional de Imunização. Contamos com o apoio de estados e municípios para que possamos atingir esses objetivos”, frisou o ministro da Casa Civil.
Algumas propostas discutidos apontam para incentivos no programa Mais Médicos.
Sobre o PNI, a intenção é iniciar fevereiro com uma campanha de vacinação contra a Covid-19 e outras doenças do programa, principalmente as que estão com baixa cobertura vacinal e já tinham sido erradicadas do Brasil, com foco no público infantil. O Instituto Butantan enviou mais de 700 mil doses e há contratos de envio de dois milhões de doses entre Pfizer e o ministério.

Relacionados