Mais previsões: Meteorologia em Lisboa

MENU

Recife vacina contra Covid bebês e crianças de até 2 anos com doenças pré-existentes

 Recife vacina contra Covid bebês e crianças de até 2 anos com doenças pré-existentes
#Compartilhe

Pais e responsáveis podem agendar a imunização desde as 18h desta sexta (11), no Conecta Recife. Capital pernambucana concentra aplicação de doses em quatro locais.

Começa no sábado (12) a campanha de vacinação contra a Covid-19 de bebês de seis meses e crianças de até 2 anos, no Recife. Segundo a prefeitura, poderão tomar as doses de Pfizer Baby os menores com doenças pré-existentes, as chamadas comorbidades. O cadastramento para esse público alvo teve início às 18h desta sexta (11), por meio do Conecta Recife.

 

imunização para esse público elegível foi autorizada pelo governo de Pernambuco na quinta (10). O estado registrou uma alta da positividade de casos. No Recife, também houve aumento de do número de testes positivos.

Por meio de nota, a prefeitura informou que a cidade tem 4.758 pessoas com comorbidades nesta faixa etária, segundo estimativa do Ministério da Saúde.

O município disse que recebeu “doses suficientes para cerca de duas mil crianças”. Por causa disso, a campanha será realizada, todos os dias da semana, em quatro centros de vacinação da cidade. São eles:

  • Shopping Recife, em Boa Viagem
  • Riomar Shopping, no Pina
  • Shopping Boa Vista, área central da cidade
  • Sítio Trindade, em Casa Amarela

Segundo a prefeitura, poderão tomar as doses bebês e crianças com as seguintes doenças pré-existentes:

  • Síndrome de down
  • Diabetes mellitus,
  • Pneumopatias crônicas graves
  • Anemia falciforme
  • Doenças cardiovasculares
  • Obesidade grave
  • Doença renal
  • Cirrose hepática
  • Imunossuprimidos

De acordo com a recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a vacina utilizada para este público será a Pfizer Baby. Ela tem um frasco com a tampa na cor vinho e é diferente dos demais imunizantes do laboratório.

O esquema vacinal dos bebês de seis meses a dois anos será feito em três doses: duas com intervalo de 21 dias, seguidas por uma terceira dose que deve ser administrada pelo menos dois meses após a segunda aplicação.

A vacina contra covid-19 pode ser aplicada sem necessidade de intervalo entre os demais imunobiológicos do calendário de vacinação de rotina.

Como cadastrar a criança

Para fazer o cadastramento, é preciso anexar documento oficial da criança, comprovante de residência em nome de um dos pais ou responsável legal, documento oficial que comprove filiação/responsabilidade.

Para atestar a comorbidade, é obrigatório anexar um laudo ou declaração informando a condição. O modelo da declaração está disponível no Conecta Recife e deve ser preenchido e assinado por médico. O laudo médico deve conter a Classificação Internacional de Doenças (CID) da doença/condição.

Os documentos anexados no Conecta Recife também precisam ser levados no dia agendado para vacinação. Devem ser apresentados o original e a cópia (que ficará retida no local) da declaração ou laudo.

Os pais ou responsáveis devem estar presentes no momento da vacinação e munidos de documento de identificação do adulto e da criança, além do comprovante de residência do Recife.

Em caso de ausência de pais ou responsáveis, a vacinação deve ser autorizada por um termo de consentimento por escrito. O modelo oficial da Secretaria também está disponível no Conecta Recife.

Para esses casos, além do termo de autorização, a pessoa que for acompanhar a criança deve levar documento que comprove a relação de parentesco, bem como o documento da criança e o comprovante de residência.

No Recife, o registro das doses da população de seis meses a dois anos será efetuado na caderneta ou cartão de vacina que a criança já possua. O documento é destinado para a anotação de outras vacinas do calendário infantil.

Relacionados