Mais previsões: Meteorologia em Lisboa

MENU

Receita Federal procura 32 mil pessoas que erraram declaração do Imposto de Renda; veja se você está na lista

 Receita Federal procura 32 mil pessoas que erraram declaração do Imposto de Renda; veja se você está na lista
#Compartilhe
Os contribuintes que foram notificados precisam enviar uma declaração retificadora.

NE10 INTERIOR

Receita Federal enviou cartas de alerta a 32.852 contribuintes nos estados de Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte. Os comunicados informam sobre inconsistências nas declarações de Imposto de Renda. Os contribuintes com erro na declaração apresentada e que receberam o aviso devem enviar uma declaração retificadora.

Ao regularizar a declaração antes de ser intimado ou notificado pela Receita Federal, o contribuinte evita pagar multas. Depois de receber a notificação, não é mais possível corrigir a declaração que já foi apresentada. A iniciativa faz parte das ações da Receita Federal para incentivar a autorregularização, evitando a cobrança de multas.

Como saber se está na lista?

Não é necessário comparecer às unidades da Receita Federal para consultar a situação da declaração de Imposto de Renda (DIRPF) 2021 apresentada. O contribuinte pode acessar o extrato do processamento da declaração, no serviço ‘Meu Imposto de Renda’, disponível no e-Cac.

É importante checar se os valores declarados estão corretos e se há documentação para comprovar o que foi declarado. Além das pendências, é possível conferir informações sobre restituição, pagamentos de cotas, débitos em aberto e as informações de exercícios anteriores na aba ‘Meu Imposto de Renda’.

 

Relacionados