Mais previsões: Meteorologia em Lisboa

MENU

“Raquel vai encontrar casa para lá de arrumada”, diz Luciana Santos

 “Raquel vai encontrar casa para lá de arrumada”, diz Luciana Santos
#Compartilhe
A vice-governadora de Pernambuco e presidente nacional do PCdoB, Luciana Santos, está otimista em relação ao governo de Raquel Lyra (PSDB) em Pernambuco a partir de 2023. Na avaliação de Luciana, a tucana pode ser beneficiada por parcerias com o presidente eleito Lula (PT). Além disso, ela afirma que Raquel vai encontrar um estado com as contas em dia. As declarações foram dadas em uma entrevista ontem ao programa Manhã na Clube, na Rádio Clube AM 720, apresentado por Rhaldney Santos.
“Eu, assim que saiu o resultado das eleições, parabenizei a governadora eleita, Raquel. Pernambuco pode avançar ainda mais porque, com Lula na Presidência da República, nós teremos investimentos para o projeto Minha Casa Minha Vida, para o saneamento básico e para cuidar da vida do povo. Independentemente da posição política que ela tiver, o governo brasileiro estará à disposição para ajudar Pernambuco”, enfatizou.
A vice-governadora ainda acrescentou: “Raquel vai encontrar uma casa para lá de arrumada com equilíbrio financeiro e fiscal, além de um caixa extraordinário. A gente tem um caixa de investimentos significativo no estado. Serão pelo menos R$ 3 bilhões que as pessoas irão receber, fora uma quantidade de inúmeras obras em andamento e de estradas de recuperação”, disse.
Ao ser questionada sobre as eleições de Pernambuco, Luciana Santos destacou: “Independentemente da vontade de Raquel, ela foi o desaguadouro da direita e de uma base social bolsonarista no estado de Pernambuco. Mas ninguém pode dizer que Raquel tem uma trajetória de direita, muito pelo contrário, ela é sobrinha do ex-ministro Fernando Lyra e filha de João Lyra, que foi vice de Eduardo Campos. Além de já ter sido do PSB, quando foi secretária de Eduardo Campos e foi deputada estadual pelo PSB. Porém, infelizmente, por divergências da lógica e da dinâmica local, ela acabou saindo do PSB e indo para o PSDB e acabou construindo um caminho de distanciamento com o nosso campo. Ainda assim, ela é uma democrata, uma mulher de uma trajetória política de competência.”
Autocrítica
Luciana Santos ainda explica o que levou à derrota de Marília Arraes nestas eleições: “Eu acho que nosso principal pecado foi não ter conseguido construir a unidade do nosso campo. Nós já partimos muito divididos. Mas é natural que isso aconteça, que você traga muitas contradições no processo da eleição, desde o primeiro turno. E mesmo quando você caminha para uma maior unidade no segundo turno, você deixa um passivo de problemas, de contradições, seja locais, seja  da dinâmica própria da luta política.” A vice-governadora ressalta que Marília teve um papel político relevante no cenário da vitória nacional, por ter apoiado Lula desde o primeiro turno, mas que sofreu um revés no estado.
Presidência
Luciana Santos disse ainda que foi uma alegria enorme acompanhar a apuração das eleições, no último domingo, ao lado do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva. “Foi uma eleição muito acirrada, nós já esperávamos isso, mas foi uma emoção porque foi uma espécie de salvação nacional. Nós estamos diante de uma situação catastrófica porque o Brasil voltou ao mapa da fome, temos a pior inflação dos últimos 21 anos e uma situação de ameaça à democracia permanente.  Com tudo isso nós ganhamos a eleição, a democracia prevaleceu”, disse.

Relacionados