Mais previsões: Meteorologia em Lisboa

MENU

Raquel Lyra vence em 104 dos 184 municípios e mais Fernando de Noronha

 Raquel Lyra vence em 104 dos 184 municípios e mais Fernando de Noronha
#Compartilhe

Maior índice de votos foi em Caruaru (83,35%), e tucana conquistou os 10 maiores colégios eleitorais

Por Betânia Santana

A governadora eleita, Raquel Lyra (PSDB), conquistou a maioria dos votos em 104 dos 184 municípios pernambucanos, e mais o Arquipélago de Fernando de Noronha. Mais que a quantidade de municípios, a força de Raquel foi ter vencido nos dez maiores colégios eleitorais do Estado (a capital e mais cinco municípios do Grande Recife, além de Caruaru, Petrolina, Garanhuns e Vitória de Santo Antão). Se o recorte for feito a partir das 14 cidades da Região Metropolitana (incluindo o Recife), ela perdeu em apenas uma: Itapissuma

A votação de Raquel no Recife chamou a atenção desde o primeiro turno, quando ela teve a maior preferência do eleitorado. Cenário que se repetiu agora com 632.450 votos (65,32%). O curioso é que a adversária Marília Arraes havia disputado a eleição para prefeita da capital em 2020, o que, em tese, a tornaria mais conhecida. Mas a vice de Raquel, Priscila Krause (Cidadania), também tem fôlego na cidade . 

Eleita prefeita de Caruaru em 2016 e reeleita em 2020, Raquel teve na Capital do Agreste o maior percentual do Estado: 83,35% dos votos válidos ou 159.920 votos. Em cidades do entorno e que compõem o Polo Têxtil, mesmo sem configurarem na lista dos maiores colégios eleitorais, a votação foi alta. Foram 18.082 votos em Toritama (71,69%) e 36.980 (74,07%) em Santa Cruz do Capibaribe, único município pernambucano onde o presidente Jair Bolsonaro ganhou (26.632 votos).

Com o apoio do ex-prefeito Miguel Coelho (União Brasil), Petrolina – sexto maior colégio eleitoral do Estado – garantiu 89.757 votos a Raquel (51,49% dos votos válidos). Na região, o ex-prefeito não conseguiu reverter a situação de Araripina, cujo prefeito, Raimundo Pimentel e sua mulher, Socorro Pimentel, eleita deputada estadual, garantiram apoio a Marília Arraes (Solidariedade) ainda no primeiro turno. O casal era aliado de Miguel Coelho. No município, Marília teve 22.485 votos (53,08%).

A ex-candidata do Solidariedade conquistou a maioria dos 57 municípios sertanejos. Venceu em 47 deles, inclusive em unidades importantes, como Salgueiro, terra do marido e ex-vereador, André Cacau; Floresta, mesmo com a forte presença do ex-secretário de Turismo do Estado Rodrigo Novaes (PSB), que apoiou Raquel; Ouricuri e Tabira, para citar alguns. Mas Marília perdeu em referências no Sertão, como Arcoverde e Serra Talhada, base eleitoral do ex-candidato a vice, Sebastião Oliveira (Avante). Em Serra, a prefeita Márcia Conrado, petista que coordenou a campanha de Lula na região e tem a administração aprovada pela maioria, apoiou Raquel. Lá, a tucana registrou 24.464 votos (53,66% dos votos válidos).

Raquel também venceu em Surubim, no Agreste, terra do ex-candidato Danilo Cabral (PSB): 18.262 votos (51,29%) e avançou em Noronha, onde obteve 76,03% dos votos: 1.395. No arquipélago, o campeão de votos no primeiro turno foi o ex-candidato Anderson Ferreira (PL). Raquel havia ficado em quarto lugar, perdendo também para Marília e Danilo.

Relacionados