Mais previsões: Meteorologia em Lisboa

MENU

Raquel Lyra senta com prefeitos e prefeitas para articular ações de desenvolvimento para a RMR

 Raquel Lyra senta com prefeitos e prefeitas para articular ações de desenvolvimento para a RMR
#Compartilhe
A governadora Raquel Lyra recebe amanhã (24), no Palácio do Campo das Princesas, as prefeitas e os prefeitos dos 14 municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR) para uma primeira reunião geral de alinhamento e articulação conjunta. A chefe do Executivo estadual irá debater pautas prioritárias para a RMR e demandas específicas de cada município, iniciando uma atuação governamental com foco no desenvolvimento metropolitano como um todo.
O prefeito de Olinda, Professor Lupércio, confirmou presença no encontro com a governadora e afirmou que sua gestão está pronta para discutir os problemas do estado, em especial, o município de Olinda. “O diálogo entre estado e municípios é imprescindível. Na reunião, esperamos tratar do Carnaval, Segurança, Canal do Fragoso, Operação Inverno, Saúde, além de outros temas relevantes para a cidade”, explicou.
Mano Medeiros, prefeito de Jaboatão, disse que irá discutir questões que fazem parte das prioridades já elencadas pela governadora, “como as novas creches, a gestão da maternidade que estamos construindo e obras de contenção de encostas, cujos projetos já temos disponíveis, para dar mais segurança à população. Acreditamos que são temas bastante sensíveis e que precisam ser tratados junto com o governo do Estado e Governo Federal. O município sozinho não tem recursos para tudo”.
Sobre as prioridades da governadora, durante a campanha, a então candidata Raquel Lyra apresentou em seu plano de governo diversas soluções para sanar os problemas elencados por ela não apenas nos 14 municípios da RMR, mas em todas as regiões de Pernambuco. Entre as promessas na área da Saúde, especificamente para a Região Metropolitana estão a requalificação da infraestrutura dos hospitais como o da Restauração, Agamenon Magalhães, Barão de Lucena, Otávio de Freitas e Getúlio Vargas.
Na Educação, a agora governadora pretende qualificar o programa de Educação Integral, assim como fortalecer a educação inclusiva para pessoas com deficiência. Na área da Segurança, Raquel assumiu o compromisso de requalificar a gestão, assegurando o lançamento do programa Juntos pela Segurança em Pernambuco, aumentando o efetivo nas ruas e garantindo a melhoria dos equipamentos e materiais de trabalho dos policiais.
Ainda na segurança, a governadora quer fortalecer o programa Maria da Penha ampliando o número de patrulhas e incentivar os municípios a criarem patrulhas Maria da Penha nas guardas municipais.
O documento que deve ser compartilhado na reunião de amanhã entre os prefeitos e prefeitas foi dividido em 13 eixos temáticos: Educação, conhecimento e novação; Saúde e qualidade de vida; Segurança Cidadã; Políticas para as mulheres; Inclusão social e direitos humanos; Cidades sustentáveis e resilientes; Zona rural mais forte; Clima e meio ambiente; Competitividade e dinamismo econômico; Turismo; Cultura e economia criativa; Ciência, tecnologia e inovação; Gestão, transparência e colaboração. Além de um capítulo exclusivo para o arquipélago de Fernando de Noronha.
Será baseada nesses eixos que a governadora pretende ouvir as propostas de cada prefeito e prefeita para ir colocando o estado nos trilhos.

Relacionados