Mais previsões: Meteorologia em Lisboa

MENU

RAQUEL LYRA e PRISCILA KRAUSE tomam posse como governadora e vice de PERNAMBUCO

 RAQUEL LYRA e PRISCILA KRAUSE tomam posse como governadora e vice de PERNAMBUCO
#Compartilhe

Raquel Lyra e Priscila Krause são empossadas durante solenidade realizada na Assembleia Legislativa de Pernambuco – FOTO: DAYVISON NUNES/

Cerimônia ocorreu na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), no fim da tarde

Cadastrado por

Mirella Araújo
Renata Monteiro

Primeira mulher eleita governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB) e sua vice, Priscila Krause (Cidadania), foram empossadas na tarde deste domingo (1º), em sessão solene na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

Emocionada, o discurso da governadora foi feito em homenagem a todas as mulheres pernambucanas, a defesa pela democracia e o resultado das urnas, além de destacar que o seu governo terá como foco o combate à fome e à miséria no Estado.

“Enquanto nós estamos reunidos nessa linda cerimônia, cumprindo os ritos democráticos, do lado de fora destes salões, milhões de mães e pais não sabem se vão ter o que servir aos seus filhos nas próximas refeições. É com essas famílias que mais me importo e para essas famílias que mais vamos trabalhar”, afirmou Raquel.

Ela não poupou críticas ao governo do PSB, que encerrou a hegemonia de 16 anos no Poder Executivo estadual, afirmando que o Estado vivenciou ciclos diferentes em sua trajetória, mas que “nos últimos anos viu o seu protagonismo ser perdido para o aumento da miséria e da violência”. Elencando também os problemas com relação a falta d’água, o número insuficiente de vagas em hospitais e creches, entre outros.

Ainda em seu pronunciamento, Raquel Lyra afirmou que “governar não é privilégio, mas uma responsabilidade” e que a sua meta é “fazer a diferença na vida de quem mais precisa”.

Raquel Lyra chegou à Casa Legislativa pouco antes das 16h, acompanhada dos dois filhos e do pai, o ex-governador João Lyra Neto. No carro de trás também chegaram Priscila Krause, o marido, os dois filhos e o pai, o também ex-governador Gustavo Krause. Elas foram recebidas sob fortes aplausos no salão de entrada da Alepe.

A cerimônia, presidida pelo presidente da Assembleia, o deputado federal eleito Eriberto Medeiros (PSB), contou com a presença do secretariado recém-anunciado, aliados políticos, prefeitos de alguns municípios, como o gestor de Caruaru Rodrigo Pinheiro, e outras lideranças à exemplo do presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo.

À mesa dos trabalhos, durante toda a solenidade as agora chefes do Executivo permaneceram ao lado dos pais.

“O dia 1º de janeiro inaugura não só um novo ano, mas um novo tempo para Pernambuco. Nesta tarde histórica, prestam compromisso de posse na Casa de Joaquim Nabuco a primeira mulher eleita governadora, a excelentíssima senhora Raquel Teixeira Lyra Lucena, bem como a excelentíssima senhora vice-governadora, Priscila Krause Branco“, declarou Eriberto, em seu discurso.

 

“Ninguém chega a lugar nenhum sozinho. Este é o momento de deixar claro que precisaremos de toda ajuda. Temos um time de secretários e secretárias, homens e mulheres com grande capacidade, e uma reforma administrativa que vamos encaminhar a esta Casa para reorganizar a gestão e colocar foco no que é mais importante para o povo. Queremos ser um governo que chegue mais rápido à vida das pessoas“, pontuou a governadora, observada por nomes como o ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (União Brasil), o deputado federal Eduardo da Fonte (PP) e vários deputados estaduais.

“Temos planos traçados que começarão a ser postos em prática hoje. Todos temos o dever de cuidar de Pernambuco, da nossa gente. Não podemos errar nem perder tempo“, completou Raquel.

A tucana ainda defendeu a democracia, o diálogo entre divergentes e disse que pretende ser a governadora de todos os pernambucanos, que segundo ela “têm pressa e gritam por socorro e cuidado”. No fim da sua fala, citando João Lyra, Gustavo Krause e Mendonça Filho (União Brasil), deputado federal eleito que também estava na cerimônia, Raquel homenageou todos os ex-governadores do Estado.

Após o discurso, Raquel e Priscila seguiram a pé para o Palácio do Campo das Princesas, onde houve a transmissão do cargo do ex-governador Paulo Câmara (PSB) para a nova gestora. Elas fizeram o percurso a pé, acompanhada de familiares.

Relacionados