Mais previsões: Meteorologia em Lisboa

MENU

Raquel Lyra diz que tem prazo para montar secretariado, mas ainda não revela nomes

 Raquel Lyra diz que tem prazo para montar secretariado, mas ainda não revela nomes
#Compartilhe

Não será sem ouvir os partidos que declararam apoio à sua candidatura, que a governadora eleita Raquel Lyra (PSDB), vai montar a composição do seu secretariado. Ela espera nomear todos os secretários no dia 1º de janeiro de 2023, quando tomará posse, no entanto, seu posicionamento é de  cautela com relação aos nomes.

No encontro com os prefeitos e prefeitas de Pernambuco, realizado nessa quarta-feira (7), Raquel Lyra conversou com a imprensa, e ao menos deixou claro que o tema esta sendo tratado junto com o processo de transição do governo, reforçando que ainda tem prazo para definir os quadros que irão fazer parte da sua gestão.

“Teremos que ter competências técnicas aliadas com a sensibilidade política. Se a gente for olhar a presidência da República, o presidente Lula também não anunciou o seu ministério. Nós temos tempo e precisamos usar esse tempo ao nosso favor”, afirmou a governadora eleita.

Para a ex-prefeita de Caruaru, é preciso, neste momento, definir a estruturação do novo governo para, em seguida, decidir sobre a ocupação dos espaços por pessoas que possam fazer as entregas segundo os compromissos assumidos durante a campanha.

“Nós vamos encaminhar para a Assembleia Legislativa, o projeto de lei que trata da nova estrutura do governo. Estamos discutindo nesse momento sobre como vamos dar visibilidade às secretarias de modo que possamos dar atenção necessária a temas que nos comprometemos com a nossa população”, declarou Raquel.

PERFIL

Diante desse posicionamento, o indicativo é de que boa parte dos nomes a serem escolhidos deverão ter perfil técnico, semelhante a composição oficializada em suas duas gestões à frente da Prefeitura de Caruaru. Por outro lado, Raquel já sinalizou que entende que o tamanho das administrações municipal e estadual são distintas e que vai ampliar as conversas com as forças políticas.

Entre os nomes cotados, está o do deputado federal Daniel Coelho (Cidadania), que acabou não renovando o mandato na Câmara. O parlamentar, inclusive, esteve com Raquel Lyra e a vice-governadora Priscila Krause (Cidadania) na reunião com os prefeitos e prefeitas do Estado.

Uma das pastas em que seu nome é ventilado seria justamente o da Casa Civil, que dentre suas funções, trata das demandas trazidas pelos gestores municipais.

Outro que também tem ganhado força é o do ex-candidato a governador Miguel Coelho (União Brasil), que declarou apoio a líder tucana no segundo turno das eleições. No entanto, o ex-prefeito de Petrolina tem dito em entrevistas recentes que têm pessoas muito mais “ansiosas e precipitadas do que a própria Raquel”, com relação ao anúncio do secretariado.

O empresário do trade turístico Frederico Loyo, que foi candidato a primeiro suplente de senador de Guilherme Coelho (PSDB), também é dado como certo para ocupar o primeiro escalão, podendo assumir a Secretaria de Turismo. O próprio Guilherme, que na condição de presidente da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas (Abrafrutas), esteve em Brasília para pedir ao governo federal a recriação do Ministério da Irrigação, também poderá compor o primeiro escalão. (JC Online)

Relacionados