Raquel Lyra anuncia os primeiros secretários de seu governo; Miguel Coelho não foi convidado

20221229202720695350u
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on google
Share on twitter

Pondo fim ao mistério envolvendo os nomes que irão compor o primeiro escalão da sua gestão, Raquel Lyra (PSDB) anunciou, na tarde desta quinta-feira, os primeiros titulares das secretarias que irão integrar seu governo. Dentre as oito pastas divulgadas hoje, quatro serão comandadas por mulheres. Uma das principais figuras aguardadas para também compor seu secretariado, Miguel Coelho (União) não foi convidado.

“Um time montado com paridade de gênero, com sensibilidade política e capacidade técnica”, essas eram as únicas informações repassadas por Raquel Lyra sempre que questionada a respeito do secretariado que fazia questão de esconder a sete chaves. No entanto, com o anúncio feito hoje, Pernambuco passa a conhecer parte integrante dos novos titulares.

Seguindo o rito adotado durante as suas duas gestões em Caruaru, a tucana anuncia os primeiros secretários e secretárias poucos dias antes de tomar posse do cargo de governadora de Pernambuco, gestão que assumirá ao lado da sua vice, Priscila Krause (Cidadania).

As pastas divulgadas e seus respectivos titulares são: Secretaria de Defesa Social, com a Delegada Carla Patrícia Cunha; Secretaria da Cultura, com Silvério Pessoa; Secretaria do Turismo e Lazer, com Daniel Coelho; Mulher; Secretaria da Comunicação, com Rodolfo Costa Pinto e Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Habitação, com Simone Benevides, que também integrou o primeiro escalão de Raquel Lyra em Caruaru, como secretária da Fazenda.

Também foram anunciados o novo presidente da Empetur, Eduardo Loyo; e a nova secretária-executiva de Imprensa, Daniella Brito Alves.

Miguel Coelho

Um dos primeiros nomes de peso a declarar apoio à Raquel Lyra durante o segundo turno das eleições, Miguel Coelho era uma das figuras políticas mais aguardadas para compor o secretariado da nova gestão em Pernambuco. Raquel e Miguel chegaram a ter alguns encontros a portas fechadas para discutir a questão. No entanto, poucos instantes depois de a tucana anunciar os primeiros secretários e secretarias, o ex-prefeito de Petrolina lançou uma nota informando que não foi convidado para compor o governo de Raquel.

“Mesmo não sendo convidado a integrar sua equipe, estarei à disposição para contribuir para Pernambuco voltar a ser grande de novo”, diz trecho da nota divulgada nesta quinta-feira. “Desejo sorte e sucesso para a governadora Raquel Lyra. Que ela atenda a todos os anseios dos pernambucanos que, assim como eu, votaram na esperança de um futuro com mais saúde, educação, respeito, dignidade e oportunidade”.

Quando ainda era presente a expectativa de que Miguel Coelho fosse anunciado como futuro secretário do governo Raquel Lyra, uma fonte próxima ao ex-gestor de Petrolina informou em entrevista ao Diario, no último dia 20 de dezembro, que Miguel não estaria “fazendo questão” de uma vaga no secretariado, apesar de estar “muito disposto”. “Raquel tem a opção de ter um auxiliar com a experiência e relevância política de Miguel trabalhando ao lado”, continuou a fonte, em reserva. “Mas ela pode querer governar com pessoas mais técnicas e do círculo mais próximo. É legítima qualquer escolha e Miguel compreende”.

Confira a lista a seguir:

Defesa Social: Delegada Carla Patrícia Cunha

Delegada da Polícia Federal, com mais de 20 anos de atividade, ocupando diversas funções, como a Superintendência da Polícia Federal em Pernambuco. Carla Patrícia Cunha é graduada em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), pós-graduada em Ciência Policial e Inteligência pela Academia Nacional de Brasília e pela Universidade de Brasília/ANP-UNB. É mestre em Engenharia de Produção, com foco em gestão e doutoranda em Engenharia de Produção, com foco em gestão pública, também pela Universidade Federal de Pernambuco/UFPE.

Cultura: Silvério Pessoa

Cantor, compositor e pesquisador em cultura popular e cotidiano escolar, religiosidade popular e música religiosa e diálogos entre culturas, com atividades também na área de formação docente. Silvério Pessoa é pedagogo, graduado pela Universidade Federal de Pernambuco. Tem pós-graduação em Psicopedagogia pela Fafire e em Moderna Educação: Metodologias, Tendências e Foco no Aluno pela Escola de Humanidades da PUCRS. É mestre e doutor em Ciências da Religião pela Universidade Católica de Pernambuco, onde leciona atualmente.

Turismo e Lazer: Daniel Coelho

É formado em Administração pela Universidade de Pernambuco (UPE-FCAP) e tem mestrado em Administração de Negócios Internacionais pela Universidade de Bournemouth, na Inglaterra. Na vida pública desde 2004, foi vereador do Recife por dois mandatos. Em 2010, se elegeu deputado estadual. Em 2014, foi eleito deputado federal, cargo que ocupou por duas legislaturas.

Empetur: Eduardo Loyo

Advogado, formado em direito pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Atualmente é CEO da MAI Hotéis & Resorts e faz parte de uma família com mais de 35 anos de história no turismo do Estado.

Secretaria da Mulher: Regina Célia Barbosa

Filósofa, mestra em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora universitária há 25 anos, com docência nos cursos de Direito e demais áreas das Ciências Humanas. Cofundadora, vice-presidenta e diretora pedagógica do Instituto Maria da Penha. É Ativista na área de enfrentamento à violência contra a mulher, violência doméstica e violência de gênero. Membro representante da Sociedade Civil, da Comissa%u0303o Seccional da Mulher Advogada (CSMA) da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional de Pernambuco.

Desenvolvimento Urbano e Habitação: Simone Benevides

É servidora concursada da Caixa Econômica Federal há mais de 20 anos e mestre em Gestão Estratégica de Pessoas pela FBV/Wyden. É formada pelo IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa) como conselheira de administração. Possui MBA em Gestão Financeira pelo Cedepe – Centro de Desenvolvimento Empresarial e Gestão de RH na Escola Superior de Marketing. Exerce cargo de liderança desde 2004, tendo ocupado funções de alta gestão na Caixa, tais como diretora executiva de Logística e Segurança, diretora executiva de Contratos e Operações, diretora de Participações da Holding Caixa Participações. Atuou também como superintendente nacional de Varejo e superintendente regional do estado de Pernambuco. Desde outubro de 2021 estava cedida ao município de Caruaru, à frente da Secretaria da Fazenda.

Secretaria de Comunicação: Rodolfo Costa Pinto

É  cientista político pela UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), com mestrado em Comunicação Política pela George Washington University (EUA).

Executiva de Imprensa: Daniella Brito Alves 

É jornalista, graduada pela UFPE, com pós-graduação em Administração e Marketing e mestrado em Sociologia, com atuação profissional voltada para área de assessoria de imprensa e marketing nos setores público e privado. Também é professora de cursos de graduação e pós-graduação em Comunicação e Marketing Político.

TELEFONE

(87) 9667-7054

[email protected]

Av. Antônio Pedro da Silva, 917 – Centro, Ouricuri – PE, 56200-000