Quem é Liz Truss, ex-premiê do Reino Unido que ficou menos tempo no cargo Terceira mulher a ocupar o cargo, a sucessora de Boris Johnson ficou como primeira-ministra por apenas 45 dias

Liz-Truss
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on google
Share on twitter

Apenas 45 dias depois de assumir como primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss renunciou nesta quinta-feira (20). Com isso, ela se tornou a premiê britânica que ficou menos tempo no cargo.

A política de 47 anos é líder do Partido Conservador e foi a terceira mulher a ocupar a posição: antes dela, o Reino Unido teve como primeira-ministra Theresa May (2016-2019) e Margaret Thatcher (1979-1990).

Mary Elizabeth Truss, cujo segundo nome é abreviado como Liz, foi nomeada premiê no dia 6 de setembro, apenas dois dias antes da morte da rainha Elizabeth II. Ela sucedeu Boris Johnson – que anunciou a saída em julho.

O curto governo de Truss, em 45 dias, foi marcado pela morte da Rainha Elizabeth II e por um polêmico plano econômico que resultaria em empréstimo bilionário e radicais cortes tributários, o que desagradou investidores e membros do próprio partido.

Com a previsão das medidas, a moeda britânica teve o menor valor histórico frente ao dólar. A inflação acumulada ultrapassou os 10%, maior dos últimos 40 anos.

TELEFONE

(87) 9667-7054

[email protected]

Av. Antônio Pedro da Silva, 917 – Centro, Ouricuri – PE, 56200-000