Mais previsões: Meteorologia em Lisboa

MENU

Qual pernambucano integrará o 1º escalão do futuro governo do presidente Lula?

 Qual pernambucano integrará o 1º escalão do futuro governo do presidente Lula?
#Compartilhe

Pernambuco tem tradição em fazer parte do primeiro escalão de governos desde a redemocratização do País em 1985, o então eleito Presidente da República pelo Colégio Eleitoral, Tancredo Neves, convidou os pernambucanos Fernando Lyra e Marco Maciel para comandar as pastas da Justiça e Educação, respectivamente. Mesmo com a morte de Tancredo Neves, os dois permaneceram à frente dos ministérios no governo de José Sarney, que posteriormente convidou Marco Maciel para a Casa Civil e Joaquim Francisco para o ministério do Interior.

Antes de Fernando Lyra e Marco Maciel, o pernambucano Agamenon Magalhães, foi ministro da Justiça e do Trabalho de Getúlio Vargas, isso na década dos anos de 1930. Após o governo de transição do Regime Militar para a democracia, no primeiro governo eleito democraticamente, Ricardo Fiuza foi ministro da Casa Civil de Fernando Collor, já Gustavo Krause foi ministro da Fazenda de Itamar Franco.

No governo de Fernando Henrique Cardoso, Pernambuco esteve presente nas pastas de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, com Gustavo Krause. Ainda no Desenvolvimento Agrário com Raul Jungmann e Minas e Energia com José Jorge. Já nos governos do ex-presidente Lula (2003/2010), foram comandadas as pastas de Saúde com Humberto Costa, Ciência e Tecnologia com Eduardo Campos e Relações Institucionais com José Múcio Monteiro.

Nos governos da ex-presidente Dilma Rousseff (2011/2015), Pernambuco se fez presente no primeiro escalão com Fernando Bezerra Coelho na pasta da Integração Nacional, ainda com Armando Monteiro Neto, que comandou o ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comercio Exterior.

O presidente Michel Temer vice de Dilma e que veio assumir após o impeachment, teve quatro pernambucanos ocupando a titularidade de pastas ministeriais. Mendonça Filho foi ministro da Educação, Raul Jungmann foi Ministro da Defesa e posteriormente do recém-criado ministério de Segurança Pública, Bruno Araújo ministro das Cidades e Fernando Filho, ocupou a pasta de Minas e Energia.

Já no atual governo do presidente Jair Bolsonaro, Gilson Machado Neto, foi Ministro do Turismo.

Além desses, dois outros pernambucanos com vida política em outros estados estivam em ministérios, os ex-senadores Romero Jucá com vida política em Roraima e Cristóvão Buarque no Distrito Federal.

Em meio às especulações de nomes para compor o primeiro escalão do futuro governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, há quem acredite que Pernambuco mais uma vez vai está presente com um de seus quadros na Esplanada dos Ministérios. Resta saber, quem será esse pernambucano. As apostas estão direcionadas para o governador Paulo Câmara, que contaria com aval do PSB, partido do vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin.

Relacionados