Mais previsões: Meteorologia em Lisboa

MENU

Qual é a menor cidade do Brasil? País tem quatro municípios com menos de mil habitantes

 Qual é a menor cidade do Brasil? País tem quatro municípios com menos de mil habitantes
#Compartilhe
menor município do país, em Minas Gerais .

Serra da Saudade, em Minas Gerais, a 256 quilômetros da capital Belo Horizonte, tem a menor população do país, de acordo com as primeiras estimativas do Censo 2022, divulgadas nesta quarta-feira pelo IBGE.

São apenas 836 pessoas, 0,007% da população de São Paulo, a maior cidade do país, com 12,2 milhões moradores.

A cidade teve seu momento de glória durante a construção de Brasília. Era pela estrada de ferro que cruzava a região que seguia o material para construção da nova capital e a cidade servia de ponto de parada. Mas, com a construção da BR-262, o movimento foi interrompido e o desenvolvimento da serra, também. Hoje, é uma cidade turística.

Além da Serra da Saudade, a lista de menores cidades segue com Borá, no estado de São Paulo, que tem 877 pessoas; Anhanguera, em Goiás; e Araguainha, em Mato Grosso, todos com menos de mil habitantes.

Na outra ponta, São Paulo é a cidade mais populosa do país, com 12,2 milhões de habitantes. Rio de Janeiro é a segunda, com 6,6 milhões, seguido por outras capitais como Brasília, Salvador, Belo Horizonte e Manaus, com mais de 2 milhões.overlay-clever

Os dados dos municípios foram enviados ao Tribunal de Contas da União (TCU), que usa a informações para repartir os recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e do Fundo de Participação dos Estados (FPE).

Os resultados definitivos só devem ser divulgados em março pelo IBGE.

Relacionados