Mais previsões: Meteorologia em Lisboa

MENU

Programa Chapéu de Palha participa da Fenearte com desfile de peças artesanais e estande institucional

 Programa Chapéu de Palha participa da Fenearte com desfile de peças artesanais e estande institucional
#Compartilhe

O Programa Chapéu de Palha marca presença na 21ª Fenearte, que acontece até o próximo domingo no Centro de Convenções de Pernambuco. Nesta edição, o programa conta com um espaço institucional localizado na área externa da feira onde o visitante poderá conhecer melhor sua história e atuação. No local também será compartilhada a experiência socioambiental do programa, por meio da distribuição de mudas. Nesta quinta (16), às 20h, um desfile exibirá peças bordadas por mulheres do município de Lagoa do Carro, resultado de uma parceria com o Senac.

No estande institucional, localizado na entrada da feira, são exibidas imagens da história do programa, mapas detalhando a abrangência da atuação do Chapéu de Palha no Estado e informações sobre as ações realizadas. No espaço, também serão distribuídas até o final do evento 2.500 mudas de espécies variadas da Mata Atlântica e 1000 de árvores frutíferas, doadas por Suape e Compesa, respectivamente.

Mais que o auxílio financeiro, o Chapéu de Palha aposta na educação como alternativa viável na busca pela melhoria da qualidade de vida do trabalhador rural e da sua família, por meio de cursos de capacitação e profissionalizantes. Artesãs beneficiárias do programa em Lagoa do Carro têm suas peças de tapeçaria e seus bordados exibidos no estande. As roupas apresentadas no desfile foram produzidas em parceria com os alunos do curso de Design de Modas do Senac. O evento será no Mezanino do Centro de Convenções.

PROGRAMA – Instituído pelo Governo do Estado de Pernambuco, o Chapéu de Palha é um programa de políticas públicas criado para combater os efeitos do desemprego decorrentes da entressafra da cana-de-açúcar e da fruticultura irrigada e das condições adversas para a pesca artesanal. Foi criado em 1988 pelo governador Miguel Arraes e institucionalizado em 2007 pelo governador Eduardo Campos. Atualmente, é coordenado pela Secretaria de Planejamento e Gestão de Pernambuco (Seplag) e auxilia na subsistência do trabalhador através do pagamento de bolsas e de capacitações.

No governo Paulo Câmara, o Chapéu de Palha continua sendo prioridade e chega este ano à 15ª edição consecutiva desde a sua reedição. Em 2021, foram beneficiadas 37.478 famílias, sendo 6.092 da fruticultura irrigada, 4.255 da pesca artesanal e 27.131 da cana-de-açúcar. Em decorrência da pandemia, este ano foi criado o Programa Chapéu de Palha Emergencial, beneficiando 3.934 agricultores da cana-de-açúcar e 83 pescadores artesanais que não tiveram a chance de se cadastrar no programa em 2020.

????????????????????????????????????

Relacionados