Mais previsões: Meteorologia em Lisboa

MENU

Prioridade do novo Procurador-geral de Justiça do MPPE é a inclusão das pessoas mais vulneráveis

 Prioridade do novo Procurador-geral de Justiça do MPPE é a inclusão das pessoas mais vulneráveis
#Compartilhe

O Promotor Marcos Antônio Matos de Carvalho é novo Procurador-geral de Justiça de Pernambuco. Ele foi nomeado pela governadora Raquel Lyra (PSDB) para o biênio 2023 – 2025. Dr. Marcos já era procurador-geral interino e foi o mais votado da lista tríplice do Ministério Público de Pernambuco (MPPE). Com 23 anos de experiência foi o nome escolhido para a missão de chefiar a instituição.

“Uma das nossas prioridades é nos reaproximarmos dessas pessoas mais vulneráveis e fortalecer a cidadania. O compromisso do MP é com a cidadania, esse é o nosso papel”, disse. “Temos várias funções, mais num país como o Brasil, a gente tem que estar sempre buscando canais e contatos para ouvir e entender as prioridades e buscar a inclusão dos mais vulneráveis”, ressaltou.

Além de Caruaru, onde iniciou a carreira, Dr. Marcos Carvalho já atuou nos municípios de Toritama, Cachoeirinha, Paulista e Jaboatão dos Guararapes, e reconhece, haver uma diversidade das demandas por cada região. “Ouvir os colegas, saber quais são as prioridades. A gente sabe que as prioridades para os colegas que estão na região de Salgueiro, não é a mesma dos colegas que estão na região de Palmares. Então é conversar com os colegas e entender como a procuradoria pode ajudar [os colegas] para desempenharem da melhor forma possível a sua função, porque os protagonistas da instituição são os promotores de justiça […] acho, que o papel nosso mais importante é dar a melhor condição de trabalho para os promotores, evidentemente, pensando no destinatário final que é a sociedade”, pontuou.

“Nós somos servidores públicos na essência. O nosso patrão é o cidadão, é a sociedade. E o que o cidadão, a cidadã está interessado é que o MP cumpra o seu objetivo, e são objetivos importantes […]. E o MP está cumprindo o seu papel com louvor […]. Temos a percepção de que o MP é uma instituição bastante respeitada, e por isso, ela é procurada pelos cidadãos em qualquer lugar do estado de Pernambuco”, destacou.

Dr. Marcos Carvalho iniciou sua carreira como Promotor de Justiça de Caruaru. É natural do Recife (PE), e atualmente titular da 5.ª Promotoria de Justiça Criminal da Capital e Procurador-Geral de Justiça. Foi assessor da Corregedoria-Geral de março de 2021 a novembro de 2022.

Relacionados