Mais previsões: Meteorologia em Lisboa

MENU

Pesquisa do Blog do Magno é suspensa pela justiça de Petrolina

 Pesquisa do Blog do Magno é suspensa pela justiça de Petrolina
#Compartilhe

Acompanhe essas e outras notícias que foram ao ar no Tribuna Livre 2ª Edição desta terç-feira 01/09/2020 com Kleide Delmondes e Zé Silva:

Cauby Fernandes

O Juiz Eleitoral da 83ª Zona Eleitoral de Petrolina, Elder Muniz de Carvalho Souza, determinou, através de liminar que a pesquisa  que foi realizado pelo blogueiro do Recife pare de ser divulgada.  A  pesquisa PE-04103/2020, que foi realizada pela empresa Potencial para o Blog do Magno Martins, já sabíamos que era uma furada. O Juiz acatou o mérito da Representação Eleitoral ajuizada pelo Partido Verde.

Ainda de acordo com a decisão, “na pesquisa eleitoral sob o nº PE-04103/2020, não se pode sequer verificar, por exemplo, se 100% (cem por cento) dos entrevistados são do gênero masculino ou feminino, analfabetos de baixa renda ou se são de alto grau de instrução e de nível econômico elevado, ficando assim prejudicada a análise da mostra apresentadas não se podendo conhecer à qual realidade o resultado da pesquisa registrada e divulgada está inserido.

Fica sabido também,  que a POTENCIAL CONSULTORIA E PESQUISAS EIRELI / POTENCIAL CONSULTORIA E PESQUISAS, não apresentou dados  que revelariam , por exemplo, os percentuais para as variáveis de sexo, idade, grau de instrução e nível econômico. Enfim, fica a vergonha de números nada reais levantados pela consultoria.

A pesquisa foi considerada sem confiança pelo Juiz na sua decisão. Em Petrolina, a Potencial atribuiu ao prefeito Miguel Coelho, candidato à reeleição, 73% das preferências dos entrevistados, o que acabou por chamar mais ainda a atenção sobre a possibilidade do levantamento apresentar falhas, o que acabou sendo confirmado pela própria Justiça Eleitoral.

As pesquisas da Potencial que já foram realizadas para Recife, Cabo, Jaboatão e Olinda, além de Petrolina, têm sido alvo de vários questionamentos, inclusive por não apresentarem sequer quem estaria financiando seus custos. Depois de vários questionamentos, a empresa passou a emitir notas fiscais em nome do Blog que divulga as pesquisas.

Relacionados