Mais previsões: Meteorologia em Lisboa

MENU

Pernambuco: vacinação itinerante aplicou mais de 11 mil doses em áreas rurais e de difícil acesso

 Pernambuco: vacinação itinerante aplicou mais de 11 mil doses em áreas rurais e de difícil acesso
#Compartilhe

Em um mês, mais de 11 mil doses dos imunizantes contra o novo coronavírus foram aplicadas pelo Vacina Mais Pernambuco, programa realizado pelo Governo do Estado em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), com o objetivo de acelerar a vacinação contra a Covid-19 em áreas remotas de nove municípios. Do total de 11.696 doses já aplicadas, 1.360 foram primeiras doses; 3.145, segundas doses e 7.191, doses de reforço.

O projeto visitou as cidades de Água Preta, Catende, Escada, Gameleira, Joaquim Nabuco, Quipapá, Ribeirão, São Benedito do Sul e São José da Coroa Grande, na Zona da Mata, e que pertencem à III Gerência Regional de Saúde (Geres), região com o maior número de cidades que precisam de atenção para as coberturas vacinais.

Uma ds beneficiadas, a moradora de São José da Coroa Grande Eunice Maria da Silva, de 45 anos, tomou a primeira dose da vacina apenas no final de dezembro. “Eu estava insegura e com medo de tomar a vacina, mas a equipe me explicou a importância de estar protegida. Por muito tempo, eu não quis ser imunizada e não procurei nenhum posto de saúde também por morar longe. Agora vou esperar o tempo certo para tomar a segunda dose e completar a minha vacinação porque eu não quero adoecer”, disse Eunice.

“Já percebemos um avanço significativo nas taxas de cobertura no que se refere ao esquema vacinal completo nessas nove cidades. É certo que a vacinação nessas populações e locais remotos trouxe grande impacto. A cobertura média das pessoas que haviam tomado as duas doses da vacina ou a dose única, nesses municípios, saiu de 46% para mais de 62%”, avalia a superintendente de Imunizações do Estado, Ana Catarina de Melo.

Antes do Vacina Mais Pernambuco, a cidade de Escada, por exemplo, apresentava uma cobertura de 48% da população completamente vacinada. Hoje este número alcança a marca de 73%, representando um aumento de 52%.

Em Joaquim Nabuco os percentuais do esquema vacinal completo saíram de 48,1% para 73,2% (aumento de 52%); em Catende, de 46,1% para 64,7% (aumento de 40,3%).


Já em São José da Coroa Grande, passou de 45,3% para 62,3% (aumento de 37,5%); em Gameleira de 45,2% para 62,7% (aumento de 38,7%); em Quipapá, de 49,8% para 63,3% (aumento de 27,1%); em Ribeirão, de 49,6% para 62,4% (aumento de 25,8%); em Água Preta de 46,2% para 56,9% (aumento de 23,1%); e São Benedito do Sul, de 38,6% para 46,6% (aumento de 20,7%).

Vacinação acontece em áreas de difícil acessoVacinação acontece em áreas de difícil acesso. Foto: Miva Filho/SES-PE

Nos próximos 10 dias, as equipes continuarão com o trabalho de varredura vacinal, com visita casa a casa nos municípios da Mata Sul; em seguida, vão a cidades do Agreste e da Região Metropolitana.

Para elencar os municípios a receber profissionais, segundo o Governo do Estado, foram feitas análises dos sistemas de informações de vacinados e também mapeados os locais com situação epidemiológica de risco ou com maior número de indivíduos não vacinados.

Relacionados