Mais previsões: Meteorologia em Lisboa

MENU

Pernambuco tem 279 desalojados e 172 desabrigados após as chuvas Balanço divulgado pela Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe), no final da tarde desta segunda-feira (7), contabiliza 279 pessoas desalojadas

 Pernambuco tem 279 desalojados e 172 desabrigados após as chuvas Balanço divulgado pela Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe), no final da tarde desta segunda-feira (7), contabiliza 279 pessoas desalojadas
#Compartilhe

Balanço divulgado pela Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe), no final da tarde desta segunda-feira (7), contabiliza 279 pessoas desalojadas e 172 desabrigadas no Estado após a chuvas que caem em cidades do Interior desde a última quinta-feira (3). Há previsão, nesta terça-feira (8), de continuidade de chuvas de moderadas a fortes no Agreste e Sertão

Central de Operações da Codecipe registrou um total de 90 ocorrências de quinta a esta segunda-feira. O órgão monitora a situação no Estado desde o primeiro aviso meteorológico emitido pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), ainda na quinta.

O total foram de 11 cidades afetadas pelas chuvas: Belém de Maria, Bezerros, São Benedito do Sul, Canhotinho, Caruaru, Catende, Ipojuca, Jaqueira, Palmares, Parnamirim e Petrolina. No caso de Bezerros, Canhotinho e Parnamirim, a situação é mais crítica: essas cidades decretaram situação de emergência.

Na Mata Sul, Jaqueira registrou deslizamento de terra e alagamentos no Centro, mas não houve vítimas. O município contabiliza 55 desalojados. Em Palmares, houve inundação no bairro de Japaranduba. Catende tem 120 desabrigados. São Benedito do Sul registrou 128 desalojados.

No Agreste, houve inundações, com 37 pessoas desalojadas, no município de Bezerros nos bairros do Salgado, Retiro e Rosário. Canhotinho tem 14 desalojados

No Sertão, houve alagamentos e queda de muro de alvenaria em Parnamirim, que contabiliza 35 desabrigados. Em Petrolina, foi registrado um total de 73 pontos de alagamentos nos bairros mais baixos do município, 17 desabrigados e 45 desalojados.

O número de abrigos são cinco: Catende (2), Parnamirim (1) e Petrolina (2).

A Defesa Civil de Pernambuco informouq ue enviou equipes técnicas para as cidades de Palmares, São Benedito do Sul, Jaqueira, Catende, Canhotinho e Quipapá.

Rios e vias de acesso
O Rio Pirangi atingiu a cota de inundação em São Benedito do Sul, e cota de atenção no município de Catende. Atingiram cota de atenção os rios Una, em Cachoeirinha; e Panelas, em Belém de Maria.

Uma ponte na PE-170, em Canhotinho, teve a cabeceira danificada. Uma equipe do DER foi enviado ao local para restabelecimento dos serviços. Mas o local não oferece risco.

Deslizamento de terra provocou uma interdição parcial no quilômetro 144 da BR-104, em Quipapá, na Zona da Mata Sul

Relacionados