Mais previsões: Meteorologia em Lisboa

MENU

Pernambuco recebe remessa de vacinas da Janssen para iniciar aplicação das doses de reforço

 Pernambuco recebe remessa de vacinas da Janssen para iniciar aplicação das doses de reforço
#Compartilhe

A primeira remessa de vacinas da Janssen, que será utilizada na aplicação das doses de reforço contra a Covid-19 daqueles que receberam a dose única do imunizante, chegou a Pernambuco na manhã desta quarta-feira (8).O lote recebido corresponde a 19.450 doses que vão atender 11,2% dos 173.073 pernambucanos imunizados anteriormente com a Janssen.

Do Aeroporto Internacional do Recife, as vacinas foram encaminhados ao Programa Estadual de Imunização, que fará a divisão proporcional por município. A distribuição está prevista para acontecer na sexta-feira (10).

Inicialmente, o esquema completo da Janssen era feito apenas com uma dose única. Agora, por orientação do Ministério da Saúde, é preciso um reforço com o insumo do mesmo fabricante, com intervalo mínimo de dois meses entre as aplicações.

“Recebemos, neste momento, apenas pouco mais de 11% do necessário para proteção de todos aqueles que fizeram uma dose da Janssen, mas contamos com o compromisso do Ministério da Saúde para termos, ao longo das próximas semanas, o quantitativo necessário do insumo para atender a todos os pernambucanos que precisam desse imunizante”, afirmou o secretário estadual de Saúde, André Longo.
A estratégia da dose de reforço da Janssen se baseia em evidências científicas, que apontam o aumento dos níveis de anticorpos no organismo, ampliando a proteção contra a Covid-19.


“Pessoas que foram vacinadas com dose única da Janssen e já fizeram uma dose de reforço da Pfizer não necessitarão de mais uma dose da Janssen, tendo seu esquema vacinal considerado completo”, explicou a superintendente de Imunizações da SES-PE, Ana Catarina de Melo.

Ela destacou a importância de observar que, caso a mulher que se vacinou anteriormente com a Janssen esteja grávida, a orientação do Ministério da Saúde é fazer o reforço com a Pfizer.

Do início da campanha de vacinação, em janeiro deste ano, até o momento, Pernambuco já recebeu 16.632.683 doses de vacinas contra a Covid-19. Desse total, foram 5.044.420 da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz, 4.287.253 da Coronavac/Butantan, 7.107.750 da Pfizer/BioNTech e 193.260 da Janssen.

Relacionados