Mais previsões: Meteorologia em Lisboa

MENU

Pernambuco passa a diagnosticar varíola dos macacos

 Pernambuco passa a diagnosticar varíola dos macacos
#Compartilhe
Com o objetivo de ampliar a capacidade de resposta e reduzir o tempo de espera pelos resultados da varíola dos macacos, dpença provocada pelo vírus MOnkeypox, o Estado de Pernambuco deu início ao diagnóstico laboratorial de casos suspeitos da infecção. O processamento de amostras já está sendo realizado pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE), consolidando mais um passo importante no enfrentamento ao vírus no território. Até então, todos os testes tinham de ser feitos nos laboratórios de referência da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro.
Inicialmente, o Lacen-PE recebeu, do Ministério da Saúde (MS), sete kits moleculares com reagentes produzidos pelo Instituto Bio-Manguinhos/Fiocruz que irão permitir a análise de 700 amostras por meio de teste molecular (PCR). A técnica é considerada padrão-ouro para detecção de material genético do vírus em uma amostra.
“Com isso, vamos dar mais agilidade ao diagnóstico. Também estamos em diálogo com o órgão federal sobre o envio de mais kits para, desta forma, nos tornarmos referência na detecção da doença infecciosa para outros estados do Nordeste. Sabemos da capacidade operativa do Lacen-PE, que possui toda a tecnologia e maquinário necessários para o processamento das amostras em grande escala, mas estamos aguardando novos direcionamentos”, afirma o secretário de Saúde, André Longo.
Em 2020, como estratégia no enfrentamento à Covid-19, o Governo de Pernambuco investiu R$ 6 milhões na renovação do parque tecnológico do Lacen-PE, com a aquisição de duas máquinas que realizam a automação do processo de análise das amostras de exames por meio do RT-PCR. Com o envio de novos kits de testagem da monkeypox pelo Ministério da Saúde, Pernambuco poderá receber amostras enviadas por outros estados do Nordeste. Os equipamentos do Lacen-PE têm capacidade para realizar mais de 700 análises de amostras de uma única vez.
O Estado de Pernambuco já possui o Plano de Resposta de Saúde Pública aos casos de Varíola dos Macacos com o objetivo de minimizar o impacto provocado pela introdução do vírus no território estadual. Também continua instrumentalizando os gestores municipais a fim de garantir uma resposta adequada à doença.
DADOS – No início deste mês de setembro, Pernambuco confirmou a transmissão comunitária do vírus monkeypox no Estado. Até esta terça-feira (13/09), Pernambuco contabiliza 740 notificações, sendo 498 casos que ainda estão em investigação, 61 confirmados e 181 casos descartados.

Relacionados