Mais previsões: Meteorologia em Lisboa

MENU

Pernambuco: Agricultor reimplanta mão esquerda no braço direito;médicos dizem que cirurgia é inédita no país

 Pernambuco: Agricultor reimplanta mão esquerda no braço direito;médicos dizem que cirurgia é inédita no país
#Compartilhe

Um agricultor paraibano se submeteu a uma cirurgia inédica no Brasil nesta quarta-feira (13) em Recife, capital de Pernambuco. Damião de Oliveira Bezerra de 47 anos perdeu a mão direita aos 17 anos e, desde o ano, passado estava sem os movimentos da mão esquerda para retomar os movimentos a equipe médica do Hospital SOS mão resolveu implantar a mão esquerda no braço direito.

De acordo com o G1, o boletim médico informado pelo hospital afirma que o paciente está “estável”. “O transplante durou 14 horas. A equipe médica responsável pela cirurgia está acompanhando de perto e mantendo a vigilância constante nestas primeiras horas de pós-operatório”, informou o comunicado.

Damião perdeu a mão num acidente com uma máquina de triturar ração para gado. “Eu fui e passei a mão, sem ter experiência nenhuma, e pegou. Eu com uma luva né. Aí pegou meus dedos e quando pegou, puxou”, contou. Por ser destro, passou a precisar de ajuda dos familiares até aprender a fazer tudo com a outra mão. Mas no ano passado, sofreu um acidente de carro. A orelha foi arrancada, quebrou o osso do ombro e perdeu os movimentos do braço esquerdo e da única mão. Ficou 28 dias internado. “Eu não estava muito bem. Eu não movimentava nada, todo inchado, nem me levantava da cama”, contou.

Sem conseguir recuperar os movimentos da mão esquerda e já sem esperanças, o agricultor ouviu o conselho de uma médica para procurar um especialista em mãos de Pernambuco. “Ele vai tirar a mão esquerda e colocar aqui [na direita]. Eu estou querendo chegar lá e vou ver que vai dar tudo certo. Estou confiante que vai dar certo”, afirmou, antes do procedimento.

O procedimento só foi possível porque os nervos do braço esquerdo, que levam a informação do movimento, estavam lesionados, mas os do braço direito estavam em atividade, com nervos preservados, mesmo a mão direita tendo sido amputada há 30 anos. Além disso, a mão esquerda do paciente tinha músculos vivos ainda. No mundo todo o reimplante tem 98% de chance de ser normal. Depois que cicatrizar os tendões, em torno de três semanas, ele vai ter o abrir fechar mão. E os movimentos finos, ele vai ter quando os músculos que têm dentro da mão começarem a recuperar com os nervos que vão ser emendados”, destacou o especialista.

Para o especialista, essa cirurgia, que foi feita de forma gratuita com todas as despesas pagas pelo Hospital SOS Mãos, é um avanço para ciência. Sete cirurgias como esta foram feitas até hoje no mundo. A primeira delas no Brasil foi comandada pelos médicos Rui Ferreira e Mauri Cortez.

E ainda que pareça estranho, deixar o dedo polegar da posição inversa é o recomendado. “Isso não tem muito problema. Quando a gente vai ligar os nervos, é como se fosse lugar um aparelho elétrico. Vai ligar fio amarelo com amarelo, vermelho com vermelho, azul com azul, pra tudo dar certo e funcionar como funciona na outra mão”, disse Mauri Cortez.

Relacionados