Mais previsões: Meteorologia em Lisboa

MENU

Paulo Câmara acerta, com Lula, agenda dele, em PE, no início de julho Em Natal, o governador e o líder-mor do PT tiveram conversa reservada

 Paulo Câmara acerta, com Lula, agenda dele, em PE, no início de julho Em Natal, o governador e o líder-mor do PT tiveram conversa reservada
#Compartilhe

Diante dos altos e baixos na relação entre PT e PSB e das várias pontes rompidas, entre socialistas e petistas, ao longo desse percurso, cabe, hoje, ao governador Paulo Câmara, o papel de principal interlocutor do PSB junto ao ex-presidente Lula. E não foi sem conversa ao pé do ouvido que os dois se encontraram, nesta quinta-feira (16), em Natal (RN)

Lula chegou para almoçar com os governadores do Nordeste, no Hotel do Sesc, onde, pouco antes, os gestores protagonizavam reunião do Consórcio Nordeste sobre o PLP 18/2022 , que limita a aplicação da alíquota de ICMS sobre bens e serviços relacionados a combustíveis, gás natural, energia elétrica, comunicações e transporte coletivo, a 17%.

O líder-mor do PT e o chefe do Executivo estadual pernambucano tiveram conversa reservada. A tiracolo, Paulo levara a sugestão de combinar a agenda de Lula em Pernambuco. E os dois cuidaram de tratar disso sem alarde. Ficou acertado que Lula estará no Estado no início de julho. O roteiro, pela proposta atual, deve incluir uma passagem dele pelo Recife, associada a agendas no interior, contemplando o Agreste e o Sertão. Segundo fontes que acompanham essa construção, a ideia é ir a Caruaru e à Serra Talhada, ou fazer Caruaru e Petrolina.

Caruaru é reduto de Raquel Lyra, ex-prefeita da cidade, e uma das postulantes ao Palácio das Princesas, que concorre com o pré-candidato do PSB, Danilo Cabral. Petrolina, por sua vez, era governada, até pouco tempo, por Miguel Coelho, outro nome das Oposições no páreo. Após o almoço, em Natal, Lula, Paulo Câmara e os demais governadores presentes seguiram para a 1ª Feira Nordestina de Agricultura Familiar e Economia Solidária, no Centro de Convenções de Natal.

Concluída a agenda na Capital potiguar, Lula e Geraldo Alckmin seguem para Maceió e Aracaju. A ausência de Pernambuco no roteiro desta vez gerou um zum-zum-zum nas coxias porque, no Estado, Lula apoia formalmente Danilo Cabral, mas Marília Arraes, que deixou o PT recentemente e também concorre a governadora, o apoia, o que tem demanda do esforço maior do PSB para colar a imagem de Danilo em Lula, maior puxador de votos na região. Paulo Câmara, agora, amarrou a agenda dos dois. A conferir.

Com o retorno de Eduardo da Fonte de Brasília na noite da quarta, havia uma expectativa, nas coxias, de que algumas conversas avançassem, ao longo do dia ontem, no sentido de amarrar um apoio do PP à pré-candidatura de Marília Arraes. Esse desfecho acabou não ocorrendo. Em conversas reservadas, parlamentares têm apontado alguns nós nessa costura e eles teriam a ver com entendimentos desfeitos, no meio do caminho, envolvendo promessas de apoio e de votos, consequentemente.

Vários nós > Há quem observe que o desencontro vigente entre o PP e Marília Arraes se dá também na superfície de contato entre o partido e André de Paula, que concorre ao Senado na chapa encabeçada pela deputada. No dia que André anunciou que concorreria à Casa Alta, contou, logo, com a presença de Eduardo da Fonte na coletiva. Haveria alguns nós a desatar, dizem aliados.

Fica > Pré-candidata à deputada federal, Isabella de Roldão segue como vice-prefeita. Pela Lei Complementar nº 64/90, os vices poderão candidatar-se, preservando mandatos, desde que, nos seis meses antes, não tenham sucedido ou substituído o titular.

Relacionados