Mais previsões: Meteorologia em Lisboa

MENU

Para reforçar a vacinação, vans irão a municípios de Pernambuco com as menores taxas de imunização

 Para reforçar a vacinação, vans irão a municípios de Pernambuco com as menores taxas de imunização
#Compartilhe

O Governo do Estado lançou, nesta terça-feira (14), o Programa Vacina Mais PE, estratégia que visa intensificar a vacinação nos municípios que possuem os menores índices de cobertura vacinal contra a Covid-19. Por meio de “carros da vacina”, as equipes atuarão na busca ativa de pessoas com atraso na segunda dose, ou na dose de reforço, ou que ainda não tenham sido vacinadas nem com a primeira dose. A iniciativa contará com vans e caminhonetes que se deslocarão pelos municípios, especialmente em regiões de difícil acesso ou vulneráveis, a fim de ampliar a vacinação nas cidades.

De acordo com o Governo de Pernambuco, 18 municípios se encontram em situação crítica, tendo oito deles cobertura vacinal inferior a 50%. “A Mata Sul concentra o maior volume de municípios com cobertura abaixo de 50%, por isso foi a região escolhida para a ação inicial da vacinação”, explicou a superintendente de Imunização do Estado, Ana Catarina Melo.

O Programa Vacina Mais PE inicia nesta quarta-feira (15), começando pelos municípios de Água Preta e São Benedito do Sul, e deve seguir nas duas cidades até o domingo (9). No próximo dia 20, os “carros da vacina” estarão em Gameleira e São José da Coroa Grande, onde permanecem até o dia 26. Entre os municípios que também receberão a iniciativa nas próximas semanas estão ainda Quipapá, Catende, Escada e Ribeirão. Inicialmente, o programa está previsto para durar ao todo 90 dias.

Governador detalhou objetivos do programa

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, frisou que o objetivo maior do programa é salvar vidas. “Sabemos que estamos no caminho certo mas podemos e temos o dever de acelerar o que for possível ainda nessa questão da vacinação”, disse.

Câmara destacou, também, que o apoio da população é fundamental nesse momento. “E sabemos o que isso [a pandemia] nos custou: não apenas vidas, porque vidas não se recuperam, mas toda uma necessidade de mobilização que a nossa sociedade não pode deixar de ter, não pode deixar de enfrentar e não pode de maneira nenhuma achar que está resolvido. Não está. A gente precisa ter essa conscientização que é necessário completar esse período de vacinação em todo mundo, fazer esse reforço que já está sendo feito, principalmente nas pessoas mais idosas, que se vacinaram primeiro”, pontuou.

Relacionados