Mais previsões: Meteorologia em Lisboa

MENU

Papa recorda a beata brasileira Isabel Cristina, assassinada há 40 anos em MG Jovem foi beatificada no sábado (10)

 Papa recorda a beata brasileira Isabel Cristina, assassinada há 40 anos em MG Jovem foi beatificada no sábado (10)
#Compartilhe

Depois da oração do Angelus neste domingo (11), o papa Francisco falou, no Vaticano, sobre a beatificação da brasileira Isabel Cristina, que ocorreu, no sábado (10), em uma cerimônia presidida pelo cardeal Dom Raymundo Damasceno, arcebispo emérito de Aparecida.

“Ontem, em Barbacena, foi beatificada Isabel Cristina Mrad Campos. Esta jovem mulher foi morta em 1982 aos 20 anos de idade, em ódio à fé, por ter defendido sua dignidade como mulher e o valor da castidade. Que seu exemplo heroico inspire especialmente os jovens a darem testemunho generoso de sua fé e de sua adesão ao Evangelho. Um aplauso à nova Beata!”

Mulher, jovem e leiga, Isabel Cristina viveu os valores cristãos e espiritualidade vicentina, que inspiraram a sua caminhada de fé e atenção aos mais pobres e necessitados. Nascida na cidade de Barbacena, em 29 de junho de 1962, ela cresceu na vivência da fé e cultivando uma relação de carinho e amor em família.

Em 1º de setembro de 1982, aos 20 anos, ela foi brutalmente assassinada em Juiz de Fora (MG), onde estava morando para preparar-se para o vestibular de medicina. O seu agressor tentou violentá-la sexualmente e não obtendo êxito, deferiu-lhe 15 facadas, além de golpeá-la com uma pequena cadeira, lembrança de seu aniversário de três anos.

Martírio
Devido a forma como morreu, mas sobretudo como viveu, em 26 de janeiro de 2001, foi instaurado oficialmente o tribunal para a causa de beatificação da jovem Isabel Cristina. Em 1º de setembro de 2009, o processo foi encerrado em âmbito arquidiocesano, quando também aconteceu a exumação dos seus restos mortais e a trasladação deles para o Santuário Nossa Senhora da Piedade, em sua cidade natal.

Após onze anos, em 27 de outubro de 2020, o papa Francisco autorizou a publicação do decreto reconhecendo o martírio de Isabel Cristina, possibilitando que ela seja proclamada beata.

 

Relacionados