Mais previsões: Meteorologia em Lisboa

MENU

Ouricuri, eleições 2022: A força do representante da terra versus candidatos de fora

 Ouricuri, eleições 2022: A força do representante da terra versus candidatos de fora
#Compartilhe

Com onze mandatos consecutivos, durante 44 anos (de 1950 a 1994), Ouricuri, no Sertão do Araripe, teve Felipe Coelho como deputado do município e da região na Assembleia Legislativa de Pernambuco. Mas depois do “Tigre do Araripe” (como Felipe Coelho, o campeão de mandatos na história do parlamento pernambucano, ficou conhecido), a cidade amargou 25 anos sem ter um representante local na ALEPE. A história mudou com a eleição, em 2018, do deputado Antonio Fernando, que passou a defender as demandas de Ouricuri e do Araripe não só na ALEPE como junto aos Governos Estadual e Federal.

Eleito com 27 mil votos (sendo 18 mil deles só em Ouricuri, atingindo mais de 60% do eleitorado do município), Antonio Fernando foi o deputado estadual majoritário em sua cidade natal e também no Araripe. Sua chegada na Assembleia Legislativa de Pernambuco preencheu a lacuna deixada por Felipe Coelho, fazendo a cidade e região voltarem a ter voz e defesa direta dos seus interesses nas esferas estadual e federal.

“Nos 25 anos em que Ouricuri ficou sem deputado estadual as perdas foram muito grandes. Nesse mesmo período, Araripina, por exemplo, manteve seus representantes na ALEPE, e ganhou prioridade em grande parte dos benefícios destinados à região.

Ao chegar à Assembleia Legislativa nossa missão foi lutar para equilibrar o espaço político regional, colocando Ouricuri de volta na conquista dos interesses de nossa população, sem, com isso, deixar de atender também os demais municípios da região”, explica Antonio Fernando.

O deputado Antonio Fernando, de fato, mudou o cenário das conquistas para a sua cidade. Só para citar setores prioritários, na área hídrica o deputado conseguiu a Estação de Tratamento da Compesa, cinco adutoras para localidades da zona rural do município (Tamboril, Patos, Cova do Anjo, Canto Alegre e Sítio Solta); na área de saúde, Tomógrafo, Hemodiálise na UTI, Raio-x digital e 10 leitos de UTI infantil para o Hospital Regional Fernando Bezerra, em Ouricuri, além da instalação do Centro Permanente de Combate à Cegueira; para a educação, a grande conquista foi a instalação do Campus da Universidade de Pernambuco – UPE, com o Curso de Enfermagem em Ouricuri. “Vale considerar que as conquistas só não foram ainda maiores porque passamos metade do nosso mandato na pandemia, o que atrapalhou muito a atuação parlamentar”, ressalta Antonio Fernando.

Em 2022, o Deputado Antonio Fernando avança com grande chance para a renovação do mandato. Mas o que se vê em Ouricuri é uma invasão de candidatos de fora. O próprio prefeito, Ricardo Ramos, em vez de reforçar a força local, está apoiando um candidato de fora. “Ao que parece, o prefeito está tentando atrapalhar a reeleição de Antonio Fernando, de quem é adversário político. Além de declarar apoio oficial a um candidato de outra cidade e região, também estimulou as candidaturas e dá apoio ‘velado’ a alguns candidatos locais (Ouricuri tem seis candidatos a deputado estadual em 2022) apenas para tentar prejudicar o deputado da cidade”, disse uma liderança política regional que não quis se identificar. “Nossa população precisa entender que os candidatos de fora só chegam na eleição, para capturar os votos e depois não voltam mais. Como a própria história comprova, as vantagens de se ter um deputado da cidade na ALEPE são enormes, porque o compromisso e as conquistas são sempre maiores”, concluiu a mesma liderança política.

Relacionados