OMS teme ‘retorno mortal’ do coronavírus se confinamento for suspenso muito rapidamente

ap20045452166242
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on google
Share on twitter

OMS alerta que o refluxo da pandemia pode ser tão perigoso quanto sua propagação

ANDREAS SOLARO / AFP
Suspender as medidas restritivas de forma muito rápida pode levar a um retorno mortal da pandemia, alerta a OMS – FOTO: ANDREAS SOLARO / AFP

Um levantamento muito rápido das restrições de confinamento impostas contra a pandemia de COVID-19 pode levar a um “retorno mortal” do novo coronavírus, alertou nesta sexta-feira a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Sei que alguns países já estão preparando a transição para abandonar as restrições de confinamento. Como todo o mundo, a OMS quer que as restrições sejam levantadas. Ao mesmo tempo, suspender as restrições muito rapidamente pode levar a um rebote mortal”, disse o diretor da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em coletiva de imprensa virtual em Genebra.

O refluxo [da pandemia] pode ser tão perigoso quanto a sua propagação, se não for administrado adequadamente”, acrescentou ele da sede da agência da ONU.

A OMS consulta os países afetados para desenvolver estratégias para elevar progressivamente e com segurança as medidas de contenção. Para isso, seis condições devem ser atendidas: controlar a transmissão do vírus, garantir a disponibilidade de assistência e saúde pública, minimizar o risco em ambientes expostos, como unidades de saúde permanentes; implementar medidas preventivas no trabalho, em escolas e outros locais de alta frequência; controlar o risco de casos importados e, finalmente, responsabilizar a população.

“Cada indivíduo tem um papel a desempenhar na superação da pandemia”, insistiu Tedros.

TELEFONE

(87) 3874-3620

[email protected]

Av. Antônio Pedro da Silva, 917 – Centro, Ouricuri – PE, 56200-000