Mais previsões: Meteorologia em Lisboa

MENU

OMS declara coronavírus como pandemia

 OMS declara coronavírus como pandemia
#Compartilhe

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou nesta quarta-feira (11), em Genebra, que o novo coronavírus é uma pandemia. O Covid-19 infectou mais de 110 mil pessoas desde o fim de dezembro de 2019 e matou mais de 4 mil pacientes nos cinco continentes.

“Consideramos que o COVID-19 pode ser caracterizado como uma pandemia”, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em entrevista coletiva em Genebra.

De acordo com a descrição da OMS, uma pandemia é caracterizada quando a doença está se espalhando entre seres humanos em uma série de países. Ela acontece quando surgem surtos localizados em diversas regiões do mundo ao mesmo tempo.

Até o início da tarde desta quarta-feira, o Brasil tinha 35 casos suspeitos de coronavírus, sendo dois no DF. Os outros estão em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Alagoas, Bahia e Rio Grande do Sul. O primeiro caso no país foi confirmado em 26 de fevereiro, em São Paulo. Até agora, o Brasil não tem mortes pela doença. (Fonte: Correio Braziliense)

No Brasil

O boletim divulgado pelo Ministério da Saúde nessa terça-feira (10), em Brasília, contabilizou 34 casos confirmados do novo coronavírus no Brasil. Um novo boletim é esperado no inicia desta tarde.

No Nordeste

Nessa terça-feira (10), a Secretaria de Saúde em Juazeiro, cidade vizinha baiana de Petrolina, notificou o primeiro caso de coronavírus na cidade. A paciente mora em Petrolina, mas trabalha em Juazeiro. O caso foi contabilizado na Bahia.

Pernambuco

A Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE) divulgou, nessa terça-feira (10), que está investigando 12 casos suspeitos de coronavírus (covid-19). Um dos pacientes é uma criança, na faixa etária entre 0 e 10 anos. Já o plenário da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) aprovou na última quarta-feira (4), o projeto de lei que reorganiza o quadro de profissionais do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), possibilitando a contratação de 92 funcionários para a unidade de saúde, que está sendo referência para atendimento aos casos suspeitos do coronavírus (Covid-19) no Estado.

Relacionados