Mais previsões: Meteorologia em Lisboa

MENU

O triste fim de Moro

 O triste fim de Moro
#Compartilhe

Suprema ironia. O Ministério Público Eleitoral de São Paulo concluiu,  haver indícios de que o ex-juiz Sérgio Moro (União Brasil) e a mulher dele, Rosângela Moro, fraudaram seu domicílio eleitoral ao transferirem seus títulos de eleitor para São Paulo. É uma péssima notícia para o “ex-todo-poderoso juiz da Lava-Jato

Nessa segunda (16), o promotor Reynaldo Mapelli Júnior determinou “a requisição de inquérito policial à Polícia Federal, para a apuração da ocorrência ou não do crime do artigo 289 do Código Eleitoral (“inscrever-se fraudulentamente como eleitor”)”. A posição do MP atende à queixa-crime da empresária Roberta Luchsinger que vem sendo um verdadeiro “calo” no pé do casal.

Moro e Rosângela transferiram os domicílios eleitorais para São Paulo como parte da estratégia de lançar candidaturas nas eleições deste ano. E negam, enfaticamente, que cometeram crime. Num cenário positivo, embora com tantas trapalhadas, Sergio Moro, poderia estar comemorando o lançamento do seu nome como o candidato à terceira via, marcado para o dia 18.

O verdadeiro cenário, no entanto, é outro. Isolado, arrogante e absolutamente sozinho, Moro vê seu sonho de se tornar candidato a presidente da República se transformar num verdadeiro pesadelo. Talvez não consiga sair nem a deputado federal. Um triste fim para um juiz que se considerava acima da lei e das próprias pessoas.

OBSESSÃO

O ex-ministro Sérgio Moro foi rápido no gatilho, e respondeu no Twitter que “Não há ilegalidade no seu domicílio eleitoral, e que prestará todas as informações necessárias à Justiça. De quebra, atacou o ex-presidente Lula, dizendo que sua candidatura não deveria ser tratada com “naturalidade”.

Sérgio Moro negou fraude no domicílio eleitoral

IRRITADINHO 1

Durante cerimônia de abertura do Apas Show, evento do setor de supermercados e alimentos, em São Paulo, nesta segunda-feira (16/5), o presidente Jair Bolsonaro (PL) citou a “ponta da praia” ao criticar uma reportagem que o comparou ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

 

IRRITADINHO 2

“Matéria saiu falando que eu e o Lula somos a mesma coisa. Vai para ponta da praia, porra”, disse o chefe do Executivo, exaltado. A “ponta da praia” é uma expressão usada por militares que se referia à Restinga da Marambaia, no Rio de Janeiro. O local era conhecido pela tortura e morte de presos políticos durante a ditadura militar.

 

VINGANÇA

Bolsonaro considerou “hostil” a relação de nomes para a vaga de ministro substituto no TSE, e pretende “dar o troco”. Ele pensou em devolver a lista e tensionar ainda mais a relação com o tribunal, porém, foi aconselhado por auxiliares a não tomar essa medida, porque ela não teria amparo legal. Por isso, decidiu apenas “sentar em cima” da lista tríplice para a vaga de ministro da Corte.

 

BOLSO

As famílias de renda mais baixa (como de costume) são as que mais estão sentindo a inflação. A alta de preços em abril, para os mais pobres, foi de 1,06% — na renda mais alta, a variação foi de 1%. Já a inflação acumulada em 12 meses está em 12,7% para o grupo de renda muito baixa, enquanto que entre as famílias de renda alta o aumento é de 10,8%.

Relacionados