Mais previsões: Meteorologia em Lisboa

MENU

Novas manchas de óleo aparecem em praias do litoral de Pernambuco

 Novas manchas de óleo aparecem em praias do litoral de Pernambuco
#Compartilhe

Fragmentos de óleo foram encontrados na orla de Ipojuca, no Grande Recife. Nesta sexta (16), equipes da Agência Pernambucana do Meio Ambiente (CPRH) e Capitania dos Portos estiveram em praias do município, como Muro Alto, Cupe e Maracaípe, e recolheram material, que foi enviado para análise.

Em 2019, manchas de óleo atingiram 130 municípios em nove estados do Nordeste e Sudeste. Em 2020, um inquérito preliminar apontou vazamento de petróleo uma distância de 700 quilômetros da costa brasileira.

Por meio de nota, a CPRH informou, nesta sexta, que recebeu informações sobre a presença de “pequenas bolotas” de piche.

Pedaços de piche foram recolhidos em Ipojuca, no Grande Recife.

A prefeitura de Ipojuca informou que “alguns fragmentos” apareceram em três áreas da orla do município. A prefeitura disse que, a princípio, não havia semelhança do material com o que foi encontrado em 2019.

Também por meio de nota, a administração municipal disse que um drone sobrevoou a orla de Ipojuca e “não encontrou manchas no mar”.

A prefeitura disse que, desde quinta (25), enviou material coletado para a CPRH. A administração municipal informou, ainda, que a agência não deu prazo para divulgar o resultado da avaliação dos fragmentos.

De acordo com o grupo de ativistas ambientais Salve Maracaípe, que atua no município, havia piche na areia de praias como Portal do Cupe e Centro de Porto de Galinhas, bem como em área de vegetação de restinga e em áreas dentro do mar.

Em entrevista ao g1, nesta a engenheira de pesca Ananda Marieta afirmou que nesta sexta foram recolhidos por integrantes da entidade cinco quilos de piche. “Também coletamos material na quinta”, contou.

Ainda segundo Ananda, será necessário fazer a análise do material coletado. No entanto, aparentemente, não se trata de óleo novo.

“Vimos que havia pequenos crustáceos vivos dentro dos fragmentos de óleo. São chamados de cracas”.

Ela informou que o material recolhido pelo Salve Maracaípe será enviado para a CPRH e capitania dos Portos.

Relacionados