Mais previsões: Meteorologia em Lisboa

MENU

Múcio anuncia comandantes das Forças Armadas no governo Lula; veja os nomes

 Múcio anuncia comandantes das Forças Armadas no governo Lula; veja os nomes
#Compartilhe
O futuro Ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, anunciou oficialmente os nomes dos próximos comandantes das Forças Armadas, nesta sexta-feira (9). Os militares foram escolhidos pelo ex-presidente do Tribunal de Contas da União (TCU) e repassados ao presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Em entrevista à Globonews, Múcio ressaltou que a decisão foi baseada no tempo de serviço dos militares em cada instituição. “É o critério tradicional das Forças Armadas, que é o mais antigo de cada força”.
Confira os nomes:
  • Exército: general Julio Cesar de Arruda, atual chefe do Departamento de Engenharia e Construção. Ele é o mais antigo da tropa;
  • Marinha: almirante de esquadra Marcos Sampaio Olsen, atual comandante de Operações Navais da Marinha;
  • Aeronáutica: tenente-brigadeiro do ar Marcelo Kanitz Damasceno, atual chefe do estado-maior da Aeronáutica;
  • Comandante do Estado-Maior das Forças Armadas: almirante de Esquadra Renato Rodrigues de Aguiar Freire, atual chefe do estado-maior da Marinha.
No caso da Marinha, o almirante Olsen é o segundo mais antigo. O primeiro, general Freire, ficará no Estado-maior.
Forças Armadas estão ‘politizadas’ 
Múcio disse que as Forças Armadas foram “politizadas” e ressaltou que o presidente eleito Lula lhe pediu a definição dos comandantes.
“Nós precisamos fazer com que as Forças Armadas voltem a ter o seu papel e a coisa que mais se respeita nas Forças Armadas, na sociedade, o homem simples, é a união. É o Exército, Marinha, etc. como guardião do país”.

Relacionados