Mais previsões: Meteorologia em Lisboa

MENU

Morre Joaquim Francisco, ex-governador de Pernambuco, aos 73 anos

 Morre Joaquim Francisco, ex-governador de Pernambuco, aos 73 anos
#Compartilhe

O ex-governador de Pernambuco, Joaquim Francisco, de 73 anos, faleceu nesta terça-feira (3). Ele estava internado no Real Hospital Português de Beneficência, no Recife. Joaquim chegou a passar por uma cirurgia para um câncer de próstata e estava se recuperando, porém a doença entrou em metástase.

Além do Governo de Pernambuco, Joaquim Francisco também comandou a Prefeitura do Recife, foi deputado federal e ministro do Interior no governo José Sarney, em 1987. Ele deixa esposa e filhos.
Luto na Política
A morte de Joaquim Francisco causou comoção e manifestação de personalidades da política pernambucana. O governador Paulo Câmara (PSB), afirmou que Pernambuco perdeu “um dos seus filhos mais ilustres” e que Joaquim Francisco foi “um homem de diálogo e extremamente dedicado à sua terra e ao seu povo”.
“Ingressou cedo no serviço público chegando até o cargo de procurador. Joaquim também tinha a política no sangue. Foi secretário estadual, deputado federal por sucessivos mandatos, ministro do Interior e prefeito do Recife em duas ocasiões. E teve a honra de governar seu Estado, no período de 1991 até 1994. Estamos decretando luto oficial em Pernambuco por sete dias em sua memória, e queremos manifestar nossa solidariedade, neste momento de profunda tristeza, aos seus familiares e amigos. Em especial à sua esposa Sílvia, suas filhas e genros, e ao seu sobrinho José Neto, nosso secretário da Casa Civil”, disse o governador.
João Campos (PSB), prefeito do Recife, decretou sete dias de luto oficial na capital pernambucana pela morte de seu ex-prefeito, e reconheceu o legado de Joaquim Francisco no comando da cidade. “De longa e expressiva trajetória política e atuação no serviço público, sua passagem à frente de nossa cidade foi marcada pela dedicação e compromisso com os recifenses. Meus mais profundos sentimentos à sua família e amigos. Que possam encontrar conforto nesse momento de dor”, disse João Campos.
A prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), afirmou que o estado “perdeu hoje um de seus grandes líderes”. “Em meu nome e de todos que fazem o PSDB, seu último partido político, o nosso reconhecimento a esse grande homem público por toda uma vida dedicada a Pernambuco e a defesa dos ideais democráticos. A sua família e inúmeros amigos, a nossa solidariedade neste momento de despedida”, disse Lira.
O deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Eriberto Medeiros (PP), lamentou afirmando que Pernambuco se despede de “uma das grandes referências da sua história política”. “Recebemos, com muita tristeza, a notícia da morte do ex-governador Joaquim Francisco, um homem devotado à missão de ajudar Pernambuco com seu conhecimento, com a sua garra e sua liderança”, declarou o deputado.
“Admirava sua disposição de compartilhar a vasta experiência, preocupado em colaborar com o desenvolvimento do nosso Estado. Sentiremos falta da sua postura séria e respeitável. A Assembleia Legislativa de Pernambuco está de luto pelo seu falecimento. Transmito meus sentimentos aos seus familiares e amigos, rogando a Deus que ele possa descansar em paz”, completou Eriberto.
PE – RECIFE- 05/09/2019 – Politica – Pauta: Entrevista com o ex-governador Joaquim Francisco na praca Fleming, no bairro da Jaqueira
, nesta quinta-feira (05) Foto:Leandro de Santana/DP FOTO

A Câmara de Vereadores do Recife publicou, por meio de seu Twitter, uma nota de pesar pela morte do político. “A Câmara Municipal do Recife lamenta profundamente a morte do ex-prefeito do Recife e ex-governador de Pernambuco Joaquim Francisco. Ele nos deixa precocemente, após lutar com bravura contra um câncer. Um homem que pautou sua vida pública com sinceridade e ética”, publicou a conta da Casa de José Mariano.

Relacionados