Mais previsões: Meteorologia em Lisboa

MENU

Moraes defende liberdade de expressão e voto eletrônico

 Moraes defende liberdade de expressão e voto eletrônico
#Compartilhe

A solenidade de posse do novo presidente do TSE foi uma espécie de empoderamento das instituições em favor da democracia. Não houve espaço para vacilos ou dúvidas. Ao lado do presidente Jair Bolsonaro e em frente aos ex-presidentes, Lula, Dilma, Temer e Sarney, Alexandre Moraes, foi direto, claro e objetivo.

Ele defendeu o sistema eletrônico de votação e reiterou que as urnas eletrônicas são motivos de “orgulho nacional”. Nesse momento chegou a ser aplaudido de pé por quase um minuto. Bolsonaro não se manifestou.

Ele também criticou o que chamou de discurso de ódio, a propagação da fake news e reafirmo que “a liberdade de expressão não é liberdade de destruição da democracia, de destruição e da honra e dignidade alheias”.

 

SURPRESA

Bolsonaro surpreendeu auxiliares ao manter sua ida à cerimônia mesmo com a presença de Lula.

Lula e Bolsonaro ficaram frente a frente em cerimônia no TSE

RECADO

O presidente, no entanto, sinalizou a aliados que sua ideia é usar o evento para dar uma espécie de recado ao petista e mostrar que “está em posição acima” da de Lula, por ocupar o comando do Executivo.

 

DECISÃO

Em um de seus últimos ato como presidente da Justiça Eleitoral, Edson Fachin, atendeu ao pedido do Ministério da Defesa e ampliou o acesso dos militares ao código-fonte das urnas eletrônicas.

 

CRIA CUERVOS…

Agora, o código-fonte ficará disponível até o dia 19 de agosto à disposição das Forças Armadas, que tem sido sócias do Planalto na desmoralização ao sistema eleitoral.

Urnas eletrônicas acabaram com fraudes nas eleições brasileiras

GRANA

A campanha eleitoral começou oficialmente hoje, mas os recursos só chegam aos partidos a partir de amanhã. Ou seja, tudo o que foi gasto até agora para bancar despesas da corrida presidencial, por exemplo, por todas as legendas, saiu de algum outro lugar — mas não da verba oficial.

ESTRATÉGIA

A campanha de Lula até agora não acertou a mão na estratégia em busca de votos do eleitorado evangélico. Especialistas dizem que não existe um único eleitorado evangélico, e por isso, o ex-presidente vai precisar de uma estratégia diferente para conversar com cada um desses segmentos.

CONVITE

Lula decidiu que vai convidar Marina Silva para jantar com ele e Janja, em São Paulo. A ideia é que o jantar seja a conclusão do movimento de reaproximação que ambos vem fazendo há meses, com o empenho de diversos interlocutores em comum. Marina Silva já deu sinais públicos de que toparia a conversa.

NA ONDA

Em São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) aposta na rejeição de João Doria (PSDB) para minar candidatura de Rodrigo Garcia. Os dois disputam o voto do eleitorado conservador do estado.

Tarcísio de Freitas e Rodrigo Garcia disputam vice liderança no pleito de SP

VINGANÇA

O entorno de Tarcísio acusa o ex-secretário de Comunicação do Planalto, Fábio Wajngarten, de disseminar intrigas e tentar colar no ex-ministro a pecha de “traidor”, por “esconder” Bolsonaro na campanha. A avaliação desse grupo é que, Wajngarten tenta se vingar, após não conseguir papel relevante no marketing de Tarcísio.

 

Relacionados