Médico urologista fala sobre a importância da prevenção ao câncer de próstata

WhatsApp Image 2021-11-24 at 09.35.44
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on google
Share on twitter

Câncer de Próstata do Brasil
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil (atrás do câncer de pele não-melanoma). O total estimado de novos casos de câncer de próstata é de 65.840 (dados de 2020), que corresponde a 29,2% dos tumores incidentes no sexo masculino. Em valores absolutos e considerando ambos os sexos, é o segundo tipo mais comum. O Atlas de Mortalidade por Câncer, também produzido pelo INCA, aponta 15.983 mortes por câncer de próstata. em 2019. 

Já o Mapa Assistencial da Saúde Suplementar 2020, ferramenta interativa da ANS, aponta que foram registrados no ano referido, 11.729 eventos hospitalares referentes ao câncer de próstata. Nas distribuições por consultas médicas, 3,0% foram relacionadas a especialidade de urologia. 

E esse ano a campanha mundial do Novembro Azul chega a mais uma edição procurando conscientizar os homens sobre os cuidados com a saúde, especialmente na prevenção do câncer de próstata, um dos mais frequentes entre os brasileiros.

Para falar mais sobre o assunto, o Programa Tribuna Livre 1ª Edição desta quarta feira 24/11, entrevistou o médio urologista dr. Walter Furtado

Dr. Walter Hogenys Furtado é médico urologista com residência médica em urologia no Hospital Otávio de Freitas. Membro da sociedade brasileira e europeia de Urologia. Pós graduado em preceptoria em residência medica pelo Sírio Libanês. Subespecializado em cirurgia minimamente invasiva pelo IRCAD AMERICA LATINA, ou seja realizar cirurgias grandes por meio de vídeo com uma pequena corte no umbigo. Realizando Doutorado em disfunções sexuais masculinas.   Na entrevista ele tirou dúvidas como:

1- Qual a importância do Homem realizar o exame de prevenção?

2- Existe algum fator de risco ?

3- Como é feito a prevenção do câncer de próstata?

4- Mas Toque retal doi ?

5- Posso fazer apenas o PSA ,  é não fazer o toque retal  ?

6- Como qual idade é recomendado o inicio da prevenção ?

7- É quanto aos Sintomas o que o homem sente ?

8- E quando vem a sentir, sente o que?

9-Quais as vantagens de fazer o exame de prevenção todo ano?

Ouça a entrevista na íntegra:

TELEFONES

(87) 3873 1857

(87) 9 9642-7899

[email protected]

BR 316, KM 21,7 – S/N, Vila Conceição — Araripina – PE