Mais previsões: Meteorologia em Lisboa

MENU

Lula deve cumprir agenda no FIG já com Luciana Santos na vice de Danilo Direção do PT comunicou, aos aliados pernambucanos, intenção do petista de visitar PE ainda em julho

 Lula deve cumprir agenda no FIG já com Luciana Santos na vice de Danilo Direção do PT comunicou, aos aliados pernambucanos, intenção do petista de visitar PE ainda em julho
#Compartilhe

A informação foi repassada pela direção nacional do PT aos aliados pernambucanos no último sábado (02), dia em que o ex-presidente Lula circulava pelo Nordeste, cumprindo agenda em Salvador (BA): o presidenciável quer  conferir de perto a programação do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), que será realizado de 15 a 31 de julho.

Resultado: a logística da agenda dele em Pernambuco está sendo pensada incluindo essa passagem pelo FIG. Isso não anula, no entanto, a outra parte do roteiro que, como a coluna antecipara, inclui ainda Caetés, onde foi erguida recentemente uma réplica da casa de Dona de Lindu, Recife e Serra Talhada.

Detalhe: esse roteiro já deve ser cumprido com a presença de Luciana Santos na condição de pré-candidata a vice de Danilo Cabral, que encabeça o palanque de Lula em Pernambuco. A expectativa, nas hostes socialistas, é de que Danilo já possa aparecer ao lado de Lula com sua chapa completa. Se tudo sair como esperado, será possível bater a foto do presidenciável petista ao lado de Danilo, de Teresa Leitão, pré-candidata ao Senado, e de Luciana. A comunista esteve, como a coluna cantara a pedra, em Salvador ao lado de Lula no sábado. Antes, esteve em Sergipe com ele e também em São Paulo, sentada ao lado dele à mesa do evento que marcou o lançamento das diretrizes do plano de governo do petista.

Presidente nacional do PCdoB, ela tem sido presença constante nas agendas da pré-campanha de Lula e, naturalmente, mais uma vez, figura como peça-chave para o PSB em meio às construções para a corrida eleitoral que se avizinha. Ela tende a ser, agora, uma nova variável a reforçar a digital de Lula na chapa encabeçada por Danilo Cabral, mais um fator capaz de dar “a cara de Lula” à composição, dizem aliados. Isso importa para o PSB, sobretudo porque, como mostrou a primeira pesquisa divulgada pela Folha de Pernambuco em parceria com o IPESPE – Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas, o presidenciável petista tem 62% das intenções de voto na estimulada contra 20% do presidente Jair Bolsonaro, se configurando como principal cabo eleitoral do Estado.

No PSB, já se dá, nas coxias, como prego batido e ponta virada a escolha de Luciana Santos para vice de Danilo Cabral. O anúncio do nome dela é o próximo passo a ser dado após a situação do PP na Frente Popular ser resolvida. O partido, presidido no Estado por Eduardo da Fonte, ensaiava apoiar Marília Arraes, mas, após gestos do PSB aos progressistas e uma articulação que culminou com rearranjo de espaços na gestão Paulo Câmara, a sigla fechou com Danilo, que parte, agora, para selar a composição de sua chapa com a benção de Lula.

Maomé à montanha > No PSB, se fala que, se Lula, por algum motivo, voltar a adiar a vinda a Pernambuco, a ideia é que a chapa completa de Danilo Cabral vá até ele. A presença de Luciana Santos, dizem integrantes da Frente Popular, é capaz de dar nitidez maior de que a chapa de Danilo é a apoiada por Lula.

Vai e vem > A agenda de Lula em Pernambuco, compreendendo passagens pelo Recife, Garanhuns, Caetés e Serra Talhada, tinha previsão de ocorrer entre 10 e 15 de julho, mas acabou transferida para agosto durante reunião recente da equipe de pré-campanha dele e, agora, tem nova previsão de contemplar mesmo o FIG ainda neste mês.

Relacionados