Mais previsões: Meteorologia em Lisboa

MENU

Lula após receber a faixa presidencial: “Vou governar para todos os brasileiros” O Presidente se emocionou durante o discurso para a população quando falou sobre o combate à fome

 Lula após receber a faixa presidencial: “Vou governar para todos os brasileiros” O Presidente se emocionou durante o discurso para a população quando falou sobre o combate à fome
#Compartilhe

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) subiu a rampa do Palácio do Planalto pela terceira vez. Ele recebeu a faixa presidencial de representantes da sociedade brasileira. Mais cedo, ele foi empossado pelo Congresso Nacional neste domingo como presidente de República. O presidente, então, fez um discurso de quase 30 minutos à nação.

Logo no início de sua fala, Lula fez uma saudação especial a cada um dos brasileiros lá presentes em Brasília e também a seus apoiadores, representados pelo movimento “Lula Livre”. Lula inclusive saudou os apoiadores com: “Boa tarde, povo brasileiro”.

Lula também falou sobre sua volta ao poder, dizendo que releu o discurso de 2002 e que achou alguns desafios que ele já tinha superado, não poderiam voltar, como a fome e a desigualdade. Segundo o presidente, o país regrediu.

Lula se emocionou quando falou sobre a fome, dando o exemplo de famílias nos sinais com cartazes pedindo ajuda. O presidente ao falar sobre isso, chorou. O presidente afirmou que está de volta para governar e cuidar do povo brasileiro. Lula prometeu lutar, com seu vice Geraldo Alckmin, contra a desigualdade.

Lula também falou sobre igualdade, que vai lutar pelos direitos raciais e da comunidade LGBTQIAP+. O presidente destacou também que a criação do ministério dos povos indígenas é uma reparação histórica com os povos originários do país.

O presidente disse que reassumiu o compromisso de cuidar dos brasileiro e acabar com a fome no país. Sobre a pandemia, o novo presidente agradeceu os profissionais do SUS por sua atuação contra o vírus e contra um governo irresponsável e desumano.

Lula disse que a atuação de seus governos anteriores foi apagada, tanto pelo impeachment de Dilma Roussef, tanto quando pelo governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. Segundo Lula, o gabinete de transição encontrou um ambiente de caos, deixado pelo antigo governo.

Por fim, Lula disse que o desafio é agora criar um país justo, democrático e para todos os Brasileiros e brasileiras. E finalizou: “O Brasil tem jeito e depende de nós, de todos nós. E vamos reconstruir esse país” disse.

Por fim o presidente disse: “Viva o Brasil e viva o povo brasileiro”.

Relacionados