Mais previsões: Meteorologia em Lisboa

MENU

. Jovens empreendedores de 18 a 29 anos terão acesso a nova linha de crédito lançada pelo Governo de Pernambuco

 . Jovens empreendedores de 18 a 29 anos terão acesso a nova linha de crédito lançada pelo Governo de Pernambuco
#Compartilhe

O Governo do Estado amplia ainda mais as oportunidades aos empreendedores e empreendedoras do Estado ao lançar uma nova linha de crédito voltada a jovens de 18 a 29 anos. Agora, esse público poderá financiar até R$ 7 mil e pagar em até 18 meses, com taxa de juros prefixada de 0,75% ao mês, considerando o bônus de adimplência.

A iniciativa é da Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE) em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) e foi lançada durante a abertura da Semana Estadual do Empreendedorismo Jovem, nesta segunda-feira (07/03), no auditório do Porto Digital, no Recife.

Para as operações do CredJovem Empreendedor, direcionado a levar o microcrédito para a população jovem, estão disponíveis até R$ 1,4 milhão, recursos próprios da AGE. “O tomador do crédito será o próprio jovem empreendedor, que receberá assim um estímulo para manter ou desenvolver ainda mais o seu negócio, ampliando a geração de ocupação e renda em Pernambuco”, avalia o diretor-presidente da AGE, Márcio Stefanni.

As condições do CredJovem Empreendedor são bem atrativas em relação ao que é oferecido pelos bancos tradicionais. Um dos objetivos desta nova linha é incentivar a formalização dos empreendedores, para que acessem direitos como aposentadoria, auxílio-doença e salário-maternidade. Os recursos poderão ser solicitados por pessoas físicas interessadas em se formalizar ou por Microempreendedor Individual (MEI) já formalizado, residentes e que estejam empreendendo no território de Pernambuco. Outro pré-requisito é que os negócios já estejam em funcionamento há pelo menos seis meses.

Em relação às garantias, serão aceitos tanto o aval solidário, com grupos de três a cinco empreendedores, quanto o aval de terceiros, para contrato individual. Todas as operações podem ser complementadas pelo FAMPE, fundo de aval do Sebrae, que cobre até 80% do valor emprestado. As inscrições para a linha CredJovem Empreendedor podem ser feitas já a partir desta quinta-feira (10/03), pelo site www.age.pe.gov.br.

O secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Sileno Guedes, destaca que esta é uma das maiores políticas de juventude do país. “Em Pernambuco, atuamos com políticas públicas integradas, com oferta de qualificação para a juventude e, agora, disponibilizando o acesso a recursos financeiros para garantir que os jovens possam manter ou expandir seu próprio negócio”, afirma.

A AGE e a SDSCJ também assinaram um acordo de cooperação para formatação, em um prazo de até 90 dias, de uma segunda linha de crédito, esta voltada a empresas dispostas a contratar jovens de 18 a 29 anos. O objetivo é estimular a criação de vagas de emprego formais para jovens que estão em busca de inserção ou reinserção no mercado de trabalho.

Sobre a AGE – A Agência de Empreendedorismo de Pernambuco é uma instituição financeira de economia mista integrante da administração indireta do Governo do Estado de Pernambuco, ligada à Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação (Seteq).  Tem como missão promover e financiar o empreendedorismo, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do Estado. Mais informações: www.age.pe.gov.br.

Relacionados