Mais previsões: Meteorologia em Lisboa

MENU

Hospital Regional de Ouricuri ganha tomógrafo de última geração

 Hospital Regional de Ouricuri ganha tomógrafo de última geração
#Compartilhe

 

Governo do Estado investiu cerca de R$ 2 milhões na compra do equipamento e nas obras para seu funcionamento

O Hospital Regional Fernando Bezerra (HRFB), em Ouricuri – referência em média complexidade para a população do sertão do Araripe – colocou em funcionamento, na tarde desta quinta-feira (13/10), um tomógrafo de última geração para qualificar, ainda mais, o atendimento à população que acessa o serviço. Ao todo, foram investidos cerca de R$ 2 milhões na aquisição do equipamento e nas obras de qualificação da estrutura física para a sua operacionalização. A inauguração ocorreu com a presença do secretário estadual de Saúde, André Longo; do deputado federal Tadeu Alencar; do deputado estadual Antonio Fernando; e do prefeito de Ouricuri, Ricardo Ramos.

O tomógrafo vai auxiliar nos atendimentos de traumatologia e também nos diagnósticos de acidente vascular cerebral, qualificando a assistência aos pacientes internados na unidade de saúde. Com isso, os usuários não vão mais precisar ser transferidos, ou deslocados para outras unidades de saúde para realizarem os exames complementares. A unidade já conta com sala de imagem e realiza ultrassonografia e raio-X digital.

“O Hospital Regional de Ouricuri é um suporte importante da rede pública estadual para os pacientes que utilizam o SUS no Interior do Estado. Com a instalação do novo tomógrafo, os pacientes terão à disposição este novo exame que possibilita otimizar a demanda dos diagnósticos por imagem, aumentar a resolutividade e qualificar a assistência aos pacientes”, pontua o secretário estadual de Saúde, André Longo. A ordem de serviço para instalação do equipamento foi assinada pelo governador Paulo Câmara em agosto deste ano. A aquisição do tomógrafo foi viabilizada graças ao aporte de recursos no fundo estadual de saúde por meio de emenda parlamentar do deputado federal Tadeu Alencar, que liberou espaço orçamentário para compra do equipamento.

A unidade conta, atualmente, com 106 leitos, sendo 20 leitos de Terapia Intensiva (UTI). O HRFB possui emergência para atendimentos nas áreas de pediatria, clínica médica, cirurgia geral, traumatologia e obstetrícia; além de realizar cirurgias, atendimentos ambulatoriais eletivos, emergenciais e consultas em diversas especialidades (ortopedia, urologia, ginecologia e pré-natal de alto risco). A unidade também realiza partos e é referência em Síndrome Respiratória Grave (Srag) para pacientes da região. Por mês, realiza cerca de 6 mil atendimentos de urgência e emergência; cerca de 400 cirurgias (urgência e eletivas); uma média de 2 mil atendimentos ambulatoriais; 160 partos e quase 700 internamentos.

UTI PEDIÁTRICA – Durante a visita ao Hospital Regional de Ouricuri, o secretário André Longo também conferiu as obras para implantação de 10 leitos de Terapia Intensiva voltada para o público infantil na unidade Serão 5 leitos de UTI pediátricos e 5 leitos de UTI neonatais, que serão entregues em dezembro deste ano.

 

Relacionados