Mais previsões: Meteorologia em Lisboa

MENU

Hemope alerta para estoque crítico de sangue neste período de fim de ano

 Hemope alerta para estoque crítico de sangue neste período de fim de ano
#Compartilhe

Para atrair mais doadores e elevar os níveis de estoque das bolsas de sangue, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope) intensifica o atendimento durante o período das festividades de fim de ano. Nos dias 23, 24 e 31 deste mês, o hemocentro localizado no Recife funciona em horário normal, das 7h15 às 18h30.

O candidato à doação pode ir até o Hemope, no bairro das Graças, espontaneamente ou agendar um horário através do telefone: 0800.081.1535. A entrada só é permitida com a apresentação do comprovante de vacinação contra a Covid-19.

Estoque em queda 
Atualmente, o Hemope apresenta  queda em torno de 30%, o que equivale a uma média de 100 doadores a menos na instituição.

A supervisora de captação de doadores de sangue do Hemope, Josinete Gomes, destaca que todos os tipos de sangue são bem-vindos no hemocentro e lembra que, em meio às datas festivas de fim de ano, a necessidade de sangue continua.

“Precisamos lembrar que neste período nós temos os atendimentos às emergências, que são diários; os pacientes crônicos, que nos seus tratamentos precisam de sangue, e as cirurgias que ainda estão acontecendo. Para que a gente possa atender toda essa demanda, precisamos manter um estoque diário. Nesse período, infelizmente, há uma queda no fluxo de doadores”, observou.

Critérios para doação
Para doar sangue, o candidato deve estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas e estar alimentado.

Para os doadores com mais de 60 anos, é necessário que tenham começado a doar antes dos 60 no Hemope. Os menores de 18 anos precisam estar acompanhados dos responsáveis legais.

Relacionados