Mais previsões: Meteorologia em Lisboa

MENU

Haddad nega moeda única entre Brasil e Argentina: ‘Não é a ideia do Guedes’

 Haddad nega moeda única entre Brasil e Argentina: ‘Não é a ideia do Guedes’
#Compartilhe
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, voltou a dizer que não existe um projeto de adotar uma moeda única entre Brasil e Argentina. A declaração foi dada em coletiva de imprensa no país vizinho, nesta segunda-feira (23).
O ministro do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que o plano para criação de uma moeda comum entre Brasil e Argentina não tem relação com a ideia do ministro da Economia do governo Bolsonaro, Paulo Guedes.
Segundo Haddad, a intenção é estudar uma moeda comum entre os dois países para transações financeiras e comerciais, visando reduzir a dependência do dólar.
“Recebemos dos nossos presidentes uma incumbência de não adotar uma ideia que era do governo anterior, que não foi levada a cabo, da moeda única. O meu antecessor, Paulo Guedes, defendia muito uma moeda única entre Brasil e Argentina. Não é disso que estamos falando. Isso gerou uma enorme confusão, inclusive na imprensa brasileira e internacional”, explicou.
“Não se trata da ideia do ministro Paulo Guedes de uma moeda única, se trata de avançarmos nos instrumentos previstos e que não funcionaram a contento, nem pagamento em moeda local e nem os CCRs dão hoje uma garantia de que podemos avançar no comércio da maneira como pretendem os presidentes”, seguiu.
Haddad ainda disse que “não há menor necessidade de derrubar uma única árvore” e que o Brasil está em uma situação privilegiada quando a questão é investimentos no mundo.

Relacionados