Mais previsões: Meteorologia em Lisboa

MENU

Governo de Pernambuco inicia testes para validação de exame de rastreio de câncer de colo do útero

 Governo de Pernambuco inicia testes para validação de exame de rastreio de câncer de colo do útero
#Compartilhe

Para marcar mais uma etapa do Programa “Útero é Vida”, uma parceria entre a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS) e o Governo de Pernambuco, que tem como meta reduzir a incidência de mortes no Estado por câncer de colo do útero (CCU), a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) e a Secretaria de Saúde do Recife (Sesau) promovem, nesta segunda-feira (12/09), às 9h30, o lançamento dos testes de validação do Kit Nacional de Biologia Molecular. O exame, de baixo custo, tem a capacidade de identificar o DNA do Papilomavírus Humano (HPV), um dos maiores causadores da doença, facilitando, assim, o diagnóstico deste tipo de neoplasia.

O local escolhido para dar início a mais esta fase da iniciativa foi a Upinha Fernanda Wanderley, na Linha do Tiro, Zona Norte do Recife. Participarão da solenidade o prefeito do Recife, João Campos, o secretário estadual de Saúde, André Longo, a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque, e a representante da OPAs no Brasil, Socorro Gross. Também estarão presentes os médicos Mozart Sales, coordenador do TC/OPAS, e Letícia Katz, consultora do TC/OPAS e coordenadora do Programa Útero é Vida.

Nesta segunda-feira, são esperadas 30 pacientes para serem atendidas na Upinha Fernanda Wanderley, que participam da primeira rodada de exames. O resultado desta etapa, após realização de 1.500 testes com mulheres do Recife, nos próximos dias, em oito pontos descentralizados, será encaminhado para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), com a qual espera se obter a habilitação do uso do Kit Nacional para uso na rede de saúde estadual.

A coleta via Kit Nacional vai ser analisada pelas máquinas de PCR Teste, as mesmas utilizadas no combate à Covid-19, pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE), com capacidade de quatro mil diagnósticos por rodada.

A partir daí, abre-se a oportunidade de uma verdadeira revolução na saúde da mulher, pernambucana e brasileira, dando maior agilidade aos exames para a detecção do HPV, formatando, paralelamente, um rastreio organizado, no qual as mulheres serão convocadas a participar do processo. Até porque este novo teste do HPV, além de ser coletado pelo profissional de saúde, permitirá a autocoleta para quem mora em regiões de difícil acesso, aumentando a cobertura e permitindo o autocuidado. Por ora, essa averiguação é feita, principalmente, por meio da investigação citológica, chamada de Papanicolau.

“Com essa nova perspectiva para moldes nacionais, é possível alinhar as atenções primária, secundária e terciária para receber essa mulher, que vai ter acesso a um novo método de rastreio. É preciso, nesse caso, aumentar a cobertura dessas mulheres. E quando elas forem submetidas ao rastreio e detectado o vírus, que possam ter um acompanhamento adequado. No caso do teste molecular, se for negativo, a paciente só precisará repeti-lo a cada cinco anos. Ganha-se em tempo, diminuindo o número de atendimentos desnecessários, focando naquela mulher que realmente precisa ser assistida”, afirma Letícia Katz, médica especialista do TC/OPAS, coordenadora do Programa Útero é Vida.

Testes semelhantes ao Kit Nacional, de marcas diversas, são usados no mundo todo, especialmente nos países mais ricos. No Brasil, uma pequena parcela das mulheres tem acesso a algumas delas, na rede privada, por um valor impraticável para o SUS. Assim, o Kit Nacional desenvolvido por parceiros do “Programa Útero é Vida” foi criado para, ao fim dos testes e com a aprovação da Anvisa, ter um custo compatível ao SUS, podendo, mais adiante, ser direcionado à saúde pública de todo o Brasil.

No Brasil, a maioria das coletas preventivas é feita pelas mulheres através do exame citopatológico, conhecido popularmente de Papanicolau. Trata-se de um método que salvou muitas vidas nas últimas décadas. Mas a análise que identifica o HPV por meio do DNA tem resultados mais rápidos – os do Papanicolau saem, em média, em 30 dias, e os por PCR Teste, em 15. Além disso, o Kit Nacional propicia maior acurácia, oferta o resultado positivo ou negativo para HPV, além de ser mais sensível e eficaz no diagnóstico.

Antes da pandemia do novo coronavírus, Pernambuco tinha a necessidade de realizar 2,8 milhões de exames de Papanicolau, por ano, dos quais 2,23 milhões eram feitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Nos últimos dois anos, a cobertura caiu para 0,21% desse quantitativo, ou seja, ¼ do rastreio do câncer de colo de útero do que se preconiza necessário para evitar um cenário mais alarmante. O Kit Nacional se firma como aliado essencial na luta contra o CCU.

“Vale lembrar: o CCU se desenvolve num extrato social de grande vulnerabilidade. Cerca de 58% das mulheres ganham menos de um salário-mínimo de renda. Mulheres que cuidam da casa, responsáveis pelo cuidado de suas famílias. Quase sempre negras. Da Zona Rural, onde são contabilizados 20% dos casos graves. Ou também em condições de favelamento na Região Metropolitana do Recife. Distante do Sistema de Saúde e de nível educacional baixo. Essas mulheres estão excluídas e esse exame tem o objetivo primordial de incluí-las e salvá-las de uma morte evitável, só com o diagnóstico precoce e o acompanhamento organizado”, explica o coordenador do TC/OPAS, o médico Mozart Sales.

“Trata-se de uma experiência inovadora e disruptiva, com atenção local, mas pensando em outros estados da federação. Para se colocar diante das experiências e enriquecer as redes de saúde. Com resultados práticos, fortalecendo a linha da intervenção à saúde”, conclui Mozart.

Outros parceiros foram vitais para a composição do Kit Nacional: o Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami (LIKA – Universidade Federal de Pernambuco) e o Instituto de Biologia Molecular do Paraná.  Prestam consultorias importantes ao Útero é Vida, ainda, especialistas da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS-OMS), da Agência Internacional de Câncer (IARC), do Instituto de Medicina Tropical da Universidade de São Paulo (IMT-FMUSP), do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP), do Hospital do Câncer de Pernambuco (HCP), da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ – Ceará), do Instituto Aggeu Magalhães (FIOCRUZ – Pernambuco), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP), do Hospital de Amor de Barretos e da Prefeitura do Recife.

PROGRAMA ÚTERO É VIDA – Em dezembro de 2021, o governador Paulo Câmara lançou o “Útero é Vida” como um dos planos prioritários na área da saúde da sua gestão. No Brasil, para todo o ano de 2022, são esperados 16.710 novos casos de câncer de colo do útero. Já em Pernambuco, a estimativa é de 730 casos novos/ano e 130 casos novos/ano no Recife. O objetivo do Programa é trazer uma nova perspectiva para as mulheres no Estado, efetivando um rastreio eficiente da doença para reduzir esses graves indicadores, que dizem respeito, especialmente, à parte mais carente da população feminina. No estado, uma mulher morre de CCU todos os dias. A meta é reduzir o número de mortes por câncer de colo do útero no Estado para quatro a cada 100 mil mulheres até 2030.

O câncer de colo de útero é uma doença evitável e curável se descoberta no estágio inicial. As oficinas que amplificam os trabalhos do “Útero é Vida” em todas as áreas – da promoção à saúde à vacinação para o HPV, até o tratamento das lesões intraepiteliais através da Exerese da Zona de Transformação (EZT), utilizando a cirurgia de alta frequência – reforçam uma uniformidade de trabalho. Para mudar o quadro, é necessário o esforço de várias áreas da saúde e, ao mesmo tempo, o entrosamento das equipes – da coleta para exame de detecção do HPV ao diagnóstico e rastreamento dessa mulher em todos os estágios. A expectativa é de otimismo.

“Temos um olhar muito forte sobre o câncer de colo de útero. Várias ações estratégicas em curso. Isso mostra que podemos ter avanços em várias áreas. A SES tem feito uso dos consultores nacionais e internacionais que a OPAS disponibiliza. Parceria que indica caminhos e análises de realidade. Experiências transformadoras e disruptivas. Com isso, nos colocar diante dessas experiências para utilizá-las na rede de saúde, em Pernambuco, tem trazido e trará resultados satisfatórios”, enfatiza o coordenador do TC/OPAS, o médico Mozart Sales.

Relacionados