Mais previsões: Meteorologia em Lisboa

MENU

Governo de Pernambuco detalha novas restrições que entram em vigor nesta sexta-feira (14); saiba o que muda

 Governo de Pernambuco detalha novas restrições que entram em vigor nesta sexta-feira (14); saiba o que muda
#Compartilhe

Após o anúncio de novas medidas restritivas em combate a Covid-19 e a Influenza, o governo de Pernambuco detalhou nesta terça-feira (11), como será o funcionamento da nova etapa do Plano de Convivência que passa a vigorar no estado nesta sexta-feira (14) até o dia 31 de janeiro.

A partir deste final de semana, o acesso a ambientes como restaurantes, lanchonetes, bares e outros locais de alimentação, onde a retirada da máscara para consumo de alimentos e bebidas é comum, só será possível com a apresentação do passaporte vacinal. Para quem tem até 54 anos, será exigido o comprovante das duas doses da vacina ou da dose única para aqueles que foram vacinados com a Janssen. Já para quem tem mais de 55 anos, também será preciso apresentar a comprovação da dose de reforço. Além disso, só serão permitidas 20 pessoas por mesa.
“Locais como os serviços de alimentação, shoppings e feiras de negócios em que os cidadãos precisam tirar a máscara para beber ou comer, deverão exigir comprovante de vacinação”, informou o secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes.
Já em cinemas, teatros e museus, além do passaporte vacinal, também será preciso manter o distanciamento mínimo de um metro entre as pessoas que não sejam do mesmo núcleo familiar. “Já foi comprovado pela ciência que ambientes fechados propiciam uma disseminação maior do vírus”, completou Novaes.

No caso das praias, mercados públicos e feiras, a fiscalização do cumprimento das regras deverá ser realizada pelos municípios. De acordo com o governo do estado, uma solicitação para que as prefeituras reforcem a fiscalização do uso correto desses espaços será enviada.

Além disso, no estado, os eventos terão sua capacidade de público reduzida para até três mil pessoas, ou 50% da capacidade do local, o que for menor, quando realizados ao ar livre. Em ambientes fechados o limite cai para mil pessoas, ou 50% da capacidade do local, o que for menor. Nesses casos, os frequentadores precisarão apresentar comprovante de imunização e teste negativo de Covid, com 24 horas de antecedência para exames de antígeno e 72 horas para exames de RT-PCR. A exigência de testagem é válida para eventos com mais de 300 pessoas. As regras também deverão ser seguidas durante os eventos sociais como festas de aniversário, casamentos e formaturas.
Os eventos programados para este final de semana deverão ser reajustados para essas novas regras. “Estas medidas têm o objetivo de diminuir a circulação viral e proteger nossa população, estimulando a vacinação. E, para garantir que sejam cumpridas, também vamos reforçar a fiscalização”, afirmou o secretário de Saúde do estado, André Longo. “Só com os esforços do governo do estado não seremos capazes de proteger a população. Ou todos cooperam, ou teremos perda de vidas e muito mais sofrimento”, completou.

O secretário de Turismo, Rodrigo Novaes, destacou que essas “são decisões difíceis, são decisões que exigem responsabilidade por parte do poder público, por parte do governo do estado, mas extremamente necessárias, tendo em vista a priorização da saúde e da vida dos pernambucanos. É preciso que a gente siga com todos os cuidados, com o uso de máscara, com o cuidado com higienização, respeito aos protocolos e as medidas que estão sendo anunciadas para que a gente possa, mais uma vez, enfrentar esse momento difícil, para que a gente consiga resguardar a saúde preciosa do povo pernambucano”.
Novaes também reforçou a solidariedade e compreensão do setor de eventos e convocou o público para se imunizar contra a Covid-19. “O que vai dizer como iremos enfrentar essa nova cepa Ômicron deverá ser exatamente a vacinação. Se a população estiver vacinada, temos tudo para enfrentar de maneira mais simples, mais fácil, mas ainda com todos os cuidados”, observou.

Relacionados